Dedetização de Brocas – identificação e eliminação

Programa Proteção BayerDedetização de brocas no Rio de Janeiro é com a Insect Bye! Atuamos no processo de controle e combate de brocas com as mais modernas técnicas e produtos disponíveis no mercado. A dedetização de brocas que a Insectbye oferece é realizada por uma equipe qualificada, que visa garantir sempre os melhores resultados e segurança para os clientes. A dedetização de brocas realizada pela Insect Bye consiste na avaliação de todo o local atacado, identificando o foco e os caminhos percorridos pela praga.  Na Insect Bye dedetização de Brocas é feita com produtos e equipamentos de alta tecnologia, alcançando todos os locais atingidos e protegendo as outras áreas não afetadas.  

Biologia da Broca

As brocas são insetos da ordem Coleóptera, que atacam geralmente madeiras, mas também podem ser encontradas em tecidos, batentes, livros e  forros. Frequentemente são confundidas com os cupins, por também expelirem resíduos nos locais atacados.  As brocas possuem um ciclo biológico completo (ovo -> larva -> pupa -> adulta). Este ciclo leva em média de quatro meses a três anos, dependendo do ambiente e das condições de alimentação da praga neste período.   As brocas de madeira não são insetos sociais, ao contrário dos cupins. Um local atacado por brocas pode conter centenas de indivíduos, porém, cada um vive de forma independentemente do outro.  

Prevenção e combate: dedetização de brocas

A prevenção contra brocas, em geral, deve ser feita evitando-se o uso de madeiras e outros materiais infestados pela praga, já que a maioria das infestações ocorre através do uso de madeiras reutilizadas. Uma forma prática de prevenção contra brocas é a pintura da madeira, pois as fêmeas costumam pôr ovos em madeira sem cobertura. Manter a dedetização em dia também ajuda o combate dessa praga. Além destas medidas, a prevenção pode ser feita com as seguintes ações:
  • Vistoriar periodicamente armários, rodapés, estantes, forros  e outras estruturas de madeira;
  • Remover sobras de madeiras usadas durante as obras imediatamente após o término a conclusão da mesma;
  • Optar sempre que possível por estruturas metálicas, principalmente em biblioteca e arquivos;
  • Evitar estocagem inadequada de madeira, principalmente em locais úmidos.
Lembre-se: para obter uma dedetização de brocas no Rio de Janeiro de verdade, chame a Insect Bye.