Vemos pequenos insetos. Saiba quais são os prejuízos causados pelas formigas!
Publicado em 02 de dezembro de 2021

Conheça os prejuízos causados pelas formigas

As formiguinhas parecem inofensivas, mas elas podem causar danos muito maiores do que estragar um pote de açúcar. Isso porque a rota das formigas em busca de alimento inclui destinos incomuns. Exemplos disso são as fezes, feridas, escarros, lixeiras, esgotos e bichos mortos. Ao passar por estes lugares, elas carregam consigo os mais diferentes tipos de micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus. Ou seja, são veículos de inúmeras doenças. Entretanto, existe quem não saiba do perigo que esse inseto representa. E pensando nisso, a Insect Bye preparou um artigo sobre os prejuízos causados pelas formigas. Ficou curioso? Segue a leitura!

3 prejuízos causados pelas formigas

1- Picada

Um dos principais prejuízos causados pelas formigas é a sua picada. Pois, é associada a reações alérgicas graves, como a crise anafilática. Isso ocorre como resultado da sensibilização para componentes do veneno destes insetos.
Os sintomas mais comuns após a picada, para quem não é alérgico, é a vermelhidão, inchaço, dor e coceira no local. Essas reações somem depois de algumas horas, mas causam grande desconforto. Para os alérgicos, é mais perigoso. Pois, a mordida dela pode induzir a formação de bolha e ser mais duradoura.

2- Doenças estomacais

Dificilmente alguém vai comer um alimento que passou uma barata, porém, não vai se importar se for uma formiga. Diferente do que muitos pensam, consumir alimentos que tiveram contato com formigas é muito arriscado. Ao fazer isso, você pode ficar com intoxicação alimentar, diarreia e vômito.

As formigas ainda são vetores de outras doenças, como tuberculose, gripe e até lepra. A razão disso é que o caminho que elas fazem, que podem ir de fezes a animais mortos. Portanto, suas patas carregam muitas bactérias.

3- Danos ao móveis

Quando vivem em florestas, as formigas costumam habitar árvores. Já na cidade, procuram algo parecido. Por isso, é comum observar o surgimento desses insetos em objetos feitos com madeira, principalmente os envelhecidos. Esse comportamento pode fazer com que um dos prejuízos causados pelas formigas aconteçam, como o dano aos móveis. Isso acontece porque, quando desejam dar passagem às suas companheiras, ajudam-nas a abrir espaço. Ou seja, criam buracos na madeira. Assim, tornam os móveis mais frágeis e suscetíveis a destruição e aumenta as chances de acidentes.

Atenção! Esse problema é ainda mais comum em móveis de madeira com infiltração, pois a umidade as ajuda na criação da abertura.

Como não sofrer os prejuízos causados pelas formigas?

Vemos insetos na comida, um dos prejuízos causados pelas formigas.

A proliferação das formigas ocorre quando há disponibilidade de alimentos e abrigo. Portanto, é preciso manter a higiene e a organização do local, evitando deixar lixo aberto ou resto de alimento pela casa. Outra ação importante é checar e vedar possíveis frestas em pisos, azulejos, rodapés, entre outros locais que podem servir de ninho para o inseto.

Entretanto, um erro comum no combate a esta praga é o uso de inseticida em spray. Apenas 15% das formigas que formam a colônia ficam fora do ninho, portanto, a solução só irá atingir esse percentual. As outras formigas, ao perceberem a presença de produtos, irão se dividir e formar novos formigueiros. Ou seja, não é recomendável fazer seu uso.

Como combater as formigas de forma eficaz?

Profissional pronto para evitar os prejuízos causados pelas formigas.

Você já está tendo dores de cabeça com os prejuízos causados pelas formigas? Chame a Insect Bye, a sua dedetizadora no Rio de Janeiro! Nossa equipe usa as melhores técnicas para dedetização e controle de pragas. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Gostou do artigo? Fique por dentro das notícias e dicas sobre dedetização em nosso blog!