Categorias: Curiosidades

Plantas carnívoras podem acabar com os insetos?

or meio do gás carbônico, água e sais minerais, os vegetais realizam a fotossíntese, produzindo o seu próprio alimento. Com as plantas carnívoras, não acontece diferente. Elas também são capazes de gerar a própria alimentação. No entanto, elas possuem dietas com alguns diferenciais. Essas plantas absorvem a maior parte dos nutrientes consumindo insetos e, até mesmo, pequenos animais. Suas estruturas espinhosas funcionam como bocas que aprisionam as presas. Por ter uma dieta diferente dos demais vegetais, muitas pessoas questionam se as plantas carnívoras poderiam acabar com os insetos. Para saber se isso verdade ou mito, acompanhe nosso artigo!

Como as plantas carnívoras capturam os alimentos?

As plantas carnívoras possuem diferentes estruturas que capturam as presas. Elas contêm folhas que se entrelaçam na vítima, dificultando que ela escape.

É importante lembrar que o modo de captura varia de acordo com o tipo de planta carnívora. Por exemplo, com relação às espécies com o formato de jarro, os insetos simplesmente caem no interior da planta e são devorados. Já em variações com espinhos externos, os alimentos podem ser pegos até no ar.

O processo digestivo para acabar com os insetos começa já na parte exterior da planta. As enzimas digestivas não só dificultam que as vítimas escapem, como também as fragmenta, tornando-as menores para serem absorvidas pelas folhas.

Quais são os principais tipos de plantas carnívoras?

Nephentes rajah

Com um dos maiores tamanhos dentre as plantas carnívoras, a Nephentes rajah é uma trepadeira que não ultrapassa o meio metro de comprimento. Essa variação cresce, geralmente, em áreas com infiltração, onde o solo fica sempre úmido. A planta se destaca pela capacidade de se “hibridizar” na natureza. Ou seja, a Nephentes rajah fecunda-se facilmente com outras espécies de plantas.

Dionaea muscipula

Popularmente conhecida como “papa-mosca”, essa espécie captura insetos em apenas alguns segundos. Mesmo com um tamanho inferior ao das demais espécies (não passa de 10 cm de altura), a Dionaea muscipula se destaca por ser um das poucas variações de plantas carnívoras que conseguem se movimentar para acabar com os insetos. Fazem parte da dieta dessa planta lagartixas, sapinhos e pequenos invertebrados.

Drosophyllum lusitanicum

 

Devido aos pelos espalhados por toda a sua estrutura, a Drosophyllum lusitanicum consegue acabar com os insetos, prendendo-os em sua superfície. Comum em Portugal, Espanha e no norte do Marrocos, essa planta carnívora pertence à família Drosophyllaceae.

Drosera spatulata

Embora essa espécie faça movimentos lentos, a captura dele insetos é muito eficiente, graças ao tentáculos presentes na parte superior das folhas. Essas estruturas liberam uma substância viscosa que impossibilita a presa de escapar. Quando bem cultivada, a Drosera spatulata produz muitas flores e sementes.

Utricularia

Essa é uma planta carnívora aquática que pertence à família Lentibulariaceae. Com uma aparência filamentosa, a Utricularia pode atingir vários níveis de profundidade. Essa planta também consegue acabar com os insetos, capturando vários de uma única vez.

Darlingtonia californica

 

Também conhecida como “planta-cobra”, a Darlingtonia californica captura as presas por meio de uma substância extremamente viscosa. Comum em pântanos e demais lugares pobres em nutrientes, essa variação de planta carnívora é de difícil cultivo.

Como acabar com os insetos?

É claro que não podemos deixar de considerar a importância que as plantas carnívoras têm para o controle natural das colônias de insetos. No entanto, não se pode esperar que as plantas consigam eliminar uma grande quantidade de insetos rapidamente. Para isso,
conte com os serviços de dedetização da Insect Bye. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a acabar com os insetos!

Links úteis:
dedetizadora
dedetização RJ
dedetizadora RJ
dedetização Rio de Janeiro

Comparti-lhe

Artigos recentes

Saiba como identificar um escorpião marrom-claro!

Você não sabe reconhecer um escorpião marrom-claro? Confira algumas dicas nesse artigo!

% dias atrás

Você sabe qual o período mais ativo do pernilongo da dengue em um dia?

Precisando conhecer melhor o inimigo? Confira os maiores hábitos do pernilongo da dengue nesse artigo!

% dias atrás

O que são tatuzinhos e como expulsar eles da sua casa?

Você sabe quem são aqueles insetinhos em forma de bola que surgem por aí? Entenda…

% dias atrás

Como fugir do estresse provocado por ataques de moscas em casa?

Querendo fugir de ataques de moscas na sua casa? Confira os truques que a Insect…

% dias atrás

Entenda já o que fazer em caso de picada de marimbondo amarelo!

Sofreu a picada de marimbondo amarelo recentemente? Confira o artigo e saiba o que fazer…

% dias atrás

A Insect Bye conta quantos filhotes um escorpião pode ter!

Aracnídeos: você sabe quantos filhotes um escorpião pode ter? No artigo, esclarecemos e damos dicas…

% dias atrás