Conheça nosso Blog
cuidar de um animal picado por inseto
Publicado em 24 de fevereiro de 2017

Como cuidar de um animal picado por inseto

Animal picado por inseto nem sempre demonstra dor, desconforto e mal-estar. Por mais que os donos estejam 100% atentos aos cuidados, há situações onde, infelizmente, os sintomas são despercebidos.

Mesmo que picadas de abelhas, de vespas e de marimbondos ocorram com certa frequência em animaizinhos, muitas pessoas ainda não sabem como tratar de um animal picado por inseto. Diante desse impasse, os seguintes procedimentos vêm para preservar a saúde do mascote:

Veja como lidar com um animal picado por inseto

Período de observação

Em um primeiro momento é imprescindível que se mantenha a calma. Mesmo que pareça clichê aconselhar isso, é de extrema significância que o dono do animal picado por inseto consiga administrar as suas e não deixar que o desespero assuma o comando da situação.

Em seguida, deve-se direcionar a atenção sobre o comportamento do animal picado por inseto. É preciso observar se alguma ação atípica e fora de contexto foi apresentada. Caso haja choro, gemido, sangramento ou agressividade, é viável contar com o auxílio do veterinário. Só ele poderá averiguar se o ataque do inseto provocou alguma alteração no organismo do animalzinho.

O ferrão ficou preso após a picada?

Por mais que a maioria das pessoas acredite que retirar o ferrão possa minimizar os efeitos da picada do inseto, não é aconselhável que esse procedimento seja feito por conta própria. Se após a fase de observação, for constatado o agravamento do estado de saúde do mascote, deve-se dirigir imediatamente à clínica veterinária. É nesse ambiente integrado por profissionais capacitados que o ferrão será retirado do animal picado por inseto.

 

A área atingida ficou inchada?

Se a picada tiver ocasionado o inchaço da região afetada, aconselha-se o uso de creme à base cortisona combinado com compressas de gelo. Mas, lembre-se: a aplicação deve ser feita por um curto período, o bastante para que o animal picado por inseto sinta-se menos desconfortável! A aplicação do creme permite que a área atingida não fique ainda mais irritada e dolorida; já o gelo fará com que o inchaço não progrida.

A internação pode ser necessária

Infelizmente, há casos onde o veneno inoculado pelo animal picado por inseto dissemina-se com maior facilidade pela corrente sanguínea. Nessas situações, a internação pode ser solicitada pelo médico veterinário após a consulta ser feita. Diante disso, é importantíssimo que o dono do animal picado por inseto compreenda que a clínica veterinária não apenas oferece profissionais capacitados, como também administra a medicação com o máximo rigor.

Cuidados com o animal picado por inseto são valiosíssimos para que situações mais críticas sejam evitadas. Os procedimentos enumerados acima somados à dedetização e a descupinização garantirão a maior proteção dos animaizinhos. Quer saber como uma dedetizadora como a Insect Bye pode ajudar a proteger a saúde dos animais? Visite o nosso blog e obtenha informações a respeito de dedetização rj e descupinização RJj!

CategoriasPosts RecentesTags