Categorias: Dicas

Como cuidar de um animal picado por inseto

Animal picado por inseto nem sempre demonstra dor, desconforto e mal-estar. Por mais que os donos estejam 100% atentos aos cuidados, há situações onde, infelizmente, os sintomas são despercebidos.

Mesmo que picadas de abelhas, de vespas e de marimbondos ocorram com certa frequência em animaizinhos, muitas pessoas ainda não sabem como tratar de um animal picado por inseto. Diante desse impasse, os seguintes procedimentos vêm para preservar a saúde do mascote:

Veja como lidar com um animal picado por inseto

Período de observação

Em um primeiro momento é imprescindível que se mantenha a calma. Mesmo que pareça clichê aconselhar isso, é de extrema significância que o dono do animal picado por inseto consiga administrar as suas e não deixar que o desespero assuma o comando da situação.

Em seguida, deve-se direcionar a atenção sobre o comportamento do animal picado por inseto. É preciso observar se alguma ação atípica e fora de contexto foi apresentada. Caso haja choro, gemido, sangramento ou agressividade, é viável contar com o auxílio do veterinário. Só ele poderá averiguar se o ataque do inseto provocou alguma alteração no organismo do animalzinho.

O ferrão ficou preso após a picada?

Por mais que a maioria das pessoas acredite que retirar o ferrão possa minimizar os efeitos da picada do inseto, não é aconselhável que esse procedimento seja feito por conta própria. Se após a fase de observação, for constatado o agravamento do estado de saúde do mascote, deve-se dirigir imediatamente à clínica veterinária. É nesse ambiente integrado por profissionais capacitados que o ferrão será retirado do animal picado por inseto.

 

A área atingida ficou inchada?

Se a picada tiver ocasionado o inchaço da região afetada, aconselha-se o uso de creme à base cortisona combinado com compressas de gelo. Mas, lembre-se: a aplicação deve ser feita por um curto período, o bastante para que o animal picado por inseto sinta-se menos desconfortável! A aplicação do creme permite que a área atingida não fique ainda mais irritada e dolorida; já o gelo fará com que o inchaço não progrida.

A internação pode ser necessária

Infelizmente, há casos onde o veneno inoculado pelo animal picado por inseto dissemina-se com maior facilidade pela corrente sanguínea. Nessas situações, a internação pode ser solicitada pelo médico veterinário após a consulta ser feita. Diante disso, é importantíssimo que o dono do animal picado por inseto compreenda que a clínica veterinária não apenas oferece profissionais capacitados, como também administra a medicação com o máximo rigor.

Cuidados com o animal picado por inseto são valiosíssimos para que situações mais críticas sejam evitadas. Os procedimentos enumerados acima somados à dedetização e a descupinização garantirão a maior proteção dos animaizinhos. Quer saber como uma dedetizadora como a Insect Bye pode ajudar a proteger a saúde dos animais? Visite o nosso blog e obtenha informações a respeito de dedetização rj e descupinização RJj!

Comparti-lhe

Artigos recentes

O que são tatuzinhos e como expulsar eles da sua casa?

Você sabe quem são aqueles insetinhos em forma de bola que surgem por aí? Entenda…

% dias atrás

Como fugir do estresse provocado por ataques de moscas em casa?

Querendo fugir de ataques de moscas na sua casa? Confira os truques que a Insect…

% dias atrás

Entenda já o que fazer em caso de picada de marimbondo amarelo!

Sofreu a picada de marimbondo amarelo recentemente? Confira o artigo e saiba o que fazer…

% dias atrás

A Insect Bye conta quantos filhotes um escorpião pode ter!

Aracnídeos: você sabe quantos filhotes um escorpião pode ter? No artigo, esclarecemos e damos dicas…

% dias atrás

Pernilongo da dengue: conheça os principais mitos e verdades!

Com o clima mais quente, o pernilongo da dengue é visita frequente. Veja os principais…

% dias atrás

Dedetização de ratos: por que e onde fazer?

Também chamada de desratização, a dedetização de ratos é uma técnica bem eficiente. Entenda mais…

% dias atrás