Conheça nosso Blog
imagem de aranha armadeira na grama, uma das aranhas mais venenosas do Brasil
Publicado em 24 de outubro de 2019

Você sabe quais são as aranhas mais venenosas do Brasil?

A aracnofobia, ou seja, o medo das aranhas, é a fobia mais antiga e mais comum da cultura ocidental. Um estudo realizado no Reino Unido com 261 alunos comprovou que 32% das mulheres e 18% dos homens apresentaram sintomas de ansiedade, nervosismo ou se assustaram quando em contato direto com aranhas. Os cientistas defendem a teoria de que tal fobia é ocasionada pela seleção evolutiva. Ou seja, como as aranhas, principalmente as venenosas, são associadas a infecções e doenças, os indivíduos apresentam repulsa, automaticamente. Depois dessa aula cultural, que tal conhecer quais são as aranhas mais venenosas do Brasil? A Insect Bye te apresenta. Confira!

4 espécies de aranhas mais venenosas do Brasil

1- Armadeira

aranha armadeira é uma das aranhas mais venenosas do Brasil

A aranha armadeira é conhecida, cientificamente, como Phoneutria e pertence à família dos ctenídeos. Seu nome popular é variante da sua atitude de ataque, em que ela ergue as patas dianteiras para dar o bote. Ela está não só na lista de aranhas mais venenosas do Brasil, mas de todo o mundo. Tem um porte grande, é solitária e não produz teia.

Seu veneno é muito potente e tóxico. Apenas 0,006 mg conseguem matar um rato, por exemplo. São responsáveis por, aproximadamente, 50% dos casos de picadas de aranhas no Brasil. Isso porque seu comportamento é altamente perigoso para seres humanos, já que elas gostam de se esconder em locais escuros e quentes, como dentro de carros, botas ou pilhas de roupa. E também atacam mesmo se não forem incomodadas.

2- Aranha Marrom

Outra espécie muito comum entre as aranhas mais venenosas do Brasil e que pode ser encontrada com facilidade é a Aranha Marrom. Seu nome científico é Loxosceles e ela pertence à família Sicariidae. É uma espécie bastante conhecida pelo seu veneno necrosante. Costuma ser muito encontrada no verão e tem atividade noturna. Em ambientes domésticos, costuma se esconder atrás de móveis ou em sótãos, porões e garagens.

Essa espécie de aranha dificilmente irá atacar se não se sentir ameaçada. Sua picada causa necrose no tecido atingido e, caso não seja tratada, pode levar à amputação do membro, falência renal e, em alguns casos, à morte.

3- Viúva Negra

viúva negra é uma das aranhas mais venenosas do Brasil

A víuva negra não é só uma das aranhas mais venenosas do Brasil, mas uma das mais conhecidas e temidas. Seu nome popular é ocasionado pelo ato da fêmea comer o macho após a reprodução. Mas, cientificamente, ela deve ser chamada de Latrodectus mactans. Apesar de a sua picada não ser letal, causa uma dor considerável e bastante inchaço na área afetada. Também pode ocasionar cólicas abdominais e náuseas.

4- Caranguejeira

caranguejeira é uma das aranhas mais venenosas do Brasil

As caranguejeiras, também conhecidas como tarântulas, são facilmente reconhecidas por suas longas pernas com duas garras na ponta, além do corpo revestido por cerdas que parecem pelos. Quando se sente ameaçadas, além de picar, elas soltam esses pelos. Eles causam coceiras, lesões e irritação na pele. Assim como as armadeiras, a caranguejeira é uma espécie bastante agressiva, mas dentre as aranhas mais venenosas do Brasil, é uma que não representa risco de vida para seres humanos.

Gostou do nosso artigo? Em nosso blog você também encontra artigos sobre:

 

CategoriasPosts RecentesTags