Categorias: Dicas

Brocas: o que são, como vivem e como prevenir?

As brocas  são insetos muitas vezes confundidos com os cupins por deixarem resíduos do material que atacam, mas na realidade existem muitas diferenças entre ambos. Estas diferenças podem ser de imediato percebidas através do tipo de poeira residual que deixam pra trás. A Insect Bye dará algumas informações sobre este inseto.

O que são brocas?

As brocas são insetos da família dos besouros, um pouco maiores e mais robustos que os cupins e geralmente possuem uma coloração que tende ao marrom escuro. Sua principal característica é possuir mandíbulas fortes, que permitem que as mesmas perfurem madeira com certa facilidade. Apesar de ser possível identificar inúmeras brocas num mesmo material atacado, elas vivem de forma completamente individualizada.

Como elas vivem?

As larvas das brocas perfuram o material formando inúmeras galerias e somente imergem quando chegam a fase adulta para colocar ovos em outro lugar, iniciando desta forma um novo ciclo. As brocas tem uma alimentação bastante variada, que vai de madeira a alguns fungos que crescem em material vegetal.

Como prevenir?

A prevenção a este inseto é relativamente simples, envolve atitudes como: escolher madeiras resistentes a insetos (alguns tipos de peroba, jacarandá, maçaranduba, dentre outros), evitar deixar materiais suscetíveis às brocas em locais úmidos e verificar sempre se há algum tipo de “poeira” no entorno de móveis ou quaisquer outras estruturas que utilizem esses materiais.

Porém, a forma mais eficiente de se prevenir de fato contra infestações tanto de brocas quanto de cupins é realizar uma desinsetização preventiva. Para nós, da Insect Bye, esse serviço é bastante requisitado principalmente para locais que possuem muitas estruturas de madeira (como janelas, portas e armários), e até mesmo lojas de móveis. Nos EUA, esse procedimento preventivo chega a ser obrigatório para realização de hipotecas.

Caso já exista a infestação por brocas, a escolha do tratamento a ser utilizado vai depender do tipo, do grau e do local atingido. Se as peças forem descartáveis e a descupinização de brocas for feita de forma caseira, o material deve ser queimado separadamente. Se for feita por profissionais, que geralmente é o método mais indicado, o profissional avaliará o tamanho da infestação para decidir como atuar de forma mais eficiente.

E se você não quiser ter dor de cabeça, e ter a certeza de que a infestação será eliminada de vez, é só chamar a Insect Bye!

Links úteis:

dedetização RJdedetizadoradedetizaçãodescupinizaçãodesratização.

Comparti-lhe

Artigos recentes

Saiba como identificar um escorpião marrom-claro!

Você não sabe reconhecer um escorpião marrom-claro? Confira algumas dicas nesse artigo!

% dias atrás

Você sabe qual o período mais ativo do pernilongo da dengue em um dia?

Precisando conhecer melhor o inimigo? Confira os maiores hábitos do pernilongo da dengue nesse artigo!

% dias atrás

O que são tatuzinhos e como expulsar eles da sua casa?

Você sabe quem são aqueles insetinhos em forma de bola que surgem por aí? Entenda…

% dias atrás

Como fugir do estresse provocado por ataques de moscas em casa?

Querendo fugir de ataques de moscas na sua casa? Confira os truques que a Insect…

% dias atrás

Entenda já o que fazer em caso de picada de marimbondo amarelo!

Sofreu a picada de marimbondo amarelo recentemente? Confira o artigo e saiba o que fazer…

% dias atrás

A Insect Bye conta quantos filhotes um escorpião pode ter!

Aracnídeos: você sabe quantos filhotes um escorpião pode ter? No artigo, esclarecemos e damos dicas…

% dias atrás