Cuidados ao fazer limpeza de caixa d’água
É de conhecimento geral que caixas d’água precisam receber uma limpeza adequada periodicamente. Essa limpeza é importante para garantir uma água de qualidade, já que já é sabido que o consumo de água de baixa qualidade pode levar à graves problemas de saúde. A Insect Bye dará agora dicas imperdíveis de cuidados ao fazer limpeza de caixa d’água para que você garanta a sua saúde e a da sua família. Confira!
Principais cuidados ao fazer limpeza de caixa d’água
Preparação da limpeza
Antes de começar os cuidados ao fazer limpeza de caixa d’água, certifique-se de fechar o registro de entrada de água da caixa ou o registo geral do imóvel. Anule a boia deixando-a na posição “fechada”. Separe os materiais que utilizará para fazer a limpeza.
Materiais
Para fazer uma limpeza adequada você deverá usar somente uma escova e panos limpos. A escova e panos deverão, preferencialmente, ser novos. Uma dica de cuidados ao fazer limpeza de caixa d’água, é nunca usar uma vassoura que você normalmente usa para limpar a casa, isso poderá trazer microorganismos indesejáveis para este local. Nunca use produtos químicos como sabão, detergentes, desinfetantes e etc. Esses produtos deixarão resíduos que contaminarão a sua água.
Como fazer
Esfregue vigorosamente iniciando pelas paredes e indo em direção ao fundo. Retire toda a água suja e os resíduos com a ajuda de baldes e panos limpos. Somente depois da caixa limpa, com todos os resíduos retirados, você deverá deixá-la encher novamente.
Finalizando com cloro
Para finalizar o processo de cuidados ao fazer limpeza de caixa d’água, você deverá deixá-la encher novamente e adicionar um litro de cloro para cada mil litros de água. Não ultrapasse este valor para não deixar resíduos de cheiro e gosto na sua água. Deixe-a cheia com o produto por duas horas e não utilize durante este período. Após este período de tempo, a esvazie. Esse procedimento fará com que os canos também recebam o tratamento com o cloro.
Deixe-a tampada
Não se esqueça, após a limpeza mantenha a sua caixa d’água fechada para evitar a entrada de bichos e microorganismos que possam contaminar a água. Anote também a data da limpeza para fazê-la com certa periodicidade. O ideal é de 6 em 6 meses.
Dúvidas frequentes sobre limpeza de caixa d’água
Como é feito o controle?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária realiza inspeções periódicas dos sistemas de reserva e distribuição de água, coleta amostras para análises em laboratório e realiza o acompanhamento da limpeza e desinfecção. Condomínios e empresas podem ser intimados a realizar a higienização de reservatórios caso haja alguma denúncia ou suspeita de que isso não esteja sendo feito de forma correta.
Com que frequência a limpeza deve ser feita?
Em algumas cidades, a legislação pré-estabelece uma frequência fixa em que a limpeza de caixa d’água deve ser realizada. Em São Paulo, por exemplo, é determinado por lei que o processo deve ser feito, ao menos, duas vezes por ano. As empresas especialistas também estabelecem essa frequência e sugerem que sejam feitas nos meses de outubro e janeiro para que a água esteja sempre nos padrões corretos e saudáveis para consumo.
Quem deve realizá-la?
O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA – RJ), por exemplo, determina algumas medidas técnicas de como a higienização da caixa d’água deve ser feita através do Manual de Limpeza e Desinfecção de Reservatórios de Água (MN-353.R-0). Portanto, é recomendável contratar uma empresa de confiança para realizá-la, pois ela sabe exatamente como deve ser feito de acordo com os padrões.
Com todas essas dicas de cuidados ao fazer limpeza de caixa d’água, você está agora apto a fazer a limpeza. Porém, se desejar um serviço com garantia de pontualidade e qualidade, conte com a Insect Bye. Além de limpeza de caixa d’água, realizamos desratização, dedetização, descupinização e controle de pragas. Entre em contato agora mesmo e solicite o orçamento do seu serviço.