Conheça nosso Blog
Publicado em 13 de fevereiro de 2015

Cupim come madeira?

Quando se trata de cupim, essa é uma pergunta recorrente. Mesmo que pareça uma pergunta boba, ela ecoa na cabeça de muitas pessoas hoje em dia. Todos nós já vimos o que fazem os cupins. Eles entram em nossas casas e destroem tudo que é de madeira que eles veem pela frente. Mas a grande dúvida é, porque eles acabam com a madeira? Eles a comem ou moram dentro delas como fazem as formigas e abelhas?

Bom, respondendo logo a essa pergunta, o cupim come a madeira. Quando uma mesa, cama ou cadeira da sua casa está sendo tomada por cupins, eles estão na verdade, se alimentando. O cupim se alimenta de celulose, material encontrado na madeira e derivados dela como, por exemplo, folhas de papel. Mas esses animais não conseguem por si só digerir a madeira e pegar a celulose. Para isso, eles contam com protozoários, bactérias ou fungos que vivem dentro de seu aparelho digestivo. Estes por sua vez, digerem e excretam a madeira comida pelo cupim, e dessa excreção o cupim tira o seu tão importante nutriente, a celulose.

Essa relação entre duas espécies é chamada de simbiose. Nela, ambos os organismos são beneficiados, ou seja, o cupim depende do protozoário para viver e arranjar comida. Assim como o protozoário depende do cupim para o mesmo. Por isso, muitos venenos usados para a prevenção de cupins não atacam o animal em si, mas sim os protozoários, bactérias e fungos que vivem dentro de seu aparelho digestivo.  Dessa forma, o cupim não consegue pegar a celulose para se alimentar e morre.

Dedetização de cupim é com a Insect Bye

Se você precisa de dedetização de cupim na sua casa, conte com a Insect Bye! Nós fazemos o combate aos cupins com as mais técnicas modernas, seja por pincelamento, pulverização ou injeção! Confirma mais aqui e faça um orçamento! Descupinização é com a Insect Bye.

dedetização RJdedetizadoradedetizaçãodescupinização rj.

CategoriasPosts RecentesTags