Conheça nosso Blog
cupins de solo
Publicado em 03 de julho de 2019

Cupins de solo: o que você sabe sobre eles?

Os cupins de solo também podem ser chamados de cupins subterrâneos ou cupins de concreto. Mas não se engane, o nome não diz tudo a respeito dessa praga! Eles são facilmente adaptáveis e podem estar dentro da sua casa agora mesmo! Neste artigo, a Insect Bye preparou alguns pontos para que você saiba tudo sobre eles! Ficou curioso? Boa leitura!

Cupins de solo: conheça mais a respeito

Os modelos de construções atuais facilitam o aparecimento de cupins de solo. Em geral, a utilização de madeira em meio ao entulho, contribui para a aglomeração desses dentro da estrutura predial. Logo, o aparecimento de cupins de solo é um problema grave e pode gerar consequências, até mesmo, para os móveis de seu imóvel. Veja a seguir alguns pontos que valem ser destacados sobre eles.

cupins de solo na madeira

Quando e como surgiram?

Os cupins de solo chegaram ao Brasil por volta de 1920 pelo porto do Rio de Janeiro. Aqui no país, não encontram predadores e adaptaram-se bem ao clima predominantemente tropical. Com isso, ainda hoje, é comum encontrá-los entre as principais pragas que preocupam muitas famílias.

Onde encontrá-los

Apesar dos cupins de solo terem esse apelido, podem ser encontrados em outras regiões além dos pisos. Isso deve-se ao fato de terem alta proliferação, o que garante que a infestação ocorra com pouco tempo. Desse modo, além do solo, podem estar presentes em armários, rodapés e forros, entre outros locais. Em geral, optam por ambientes ricos em madeira e umidade suficiente para sua sobrevivência.

Seus reprodutores

Os siriris, também conhecidos como “aleluias”, são os principais reprodutores dos cupins de solo. Dentro da colônia, que tem cargos divididos entre obreiros, reprodutores e soldados, são eles que devem explorar lugares para iniciar uma nova população. Dessa forma, eles saem em revoada na busca de encontrar ambiente capaz de fornecer comida e boas condições de vida para a população de cupins de solo.

cupins de solo voando em uma lâmpada

Deslocamento

O deslocamento dos cupins de solo acontece por entre os pequenos buracos encontrados no concreto e alvenaria predial. Ou seja, eles passam por entre esses espaços em busca de encontrar madeira pelo trajeto. Sendo assim, é errado dizer que os cupins de solo alimentam-se de cimento ou tijolo, por exemplo. Eles, na verdade, podem criar um ninho com até 100 metros de distância do edifício e traçarem um caminho por entre o concreto do chão até seu topo. Em suma, os orifícios que são encontrados entre esses materiais servem como uma rota.

Aparecimento

Se você já notou cupins de solo na sua casa, é importante tomar providências. Isso deve-se ao fato do aparecimento deles apenas acontecer quando já existe infestação. Assim, caso apareçam em móveis fechados como o armário da cozinha ou guarda-roupa, possivelmente poderão ser encontrados em outros ambientes. A descupinização é forma ideal de mantê-los longe da sua casa.

Procurando por descupinização?

Gostou do nosso artigo sobre cupins de solo? A Insect Bye é a empresa ideal para realizar descupinização no RJ. Temos 20 anos de experiência no mercado. Além de descupinização, também oferecemos os serviços de desratização, limpeza de caixa d’águacontrole de pragas, entre outros. Entre em contato conosco e veja os benefícios de ser nosso cliente.

 

CategoriasPosts RecentesTags