Conheça nosso Blog
Publicado em 22 de novembro de 2016

5 dicas para manter a higiene do seu restaurante

A higiene de um restaurante é a primeira coisa que um cliente repara ao adentrar o ambiente.  Quando senta à mesa, o cliente espera desfrutar de bom atendimento e comida de qualidade, porém, certas vezes alguns imprevistos acontecem e desagradam o consumidor.  Negligenciar a higiene pode acabar gerando problemas com a vigilância sanitária, perda de clientes e uma série de outros aspectos negativos para o seu negócio.

Nada pior que chegar a um restaurante e dar de cara com um atendente suado, ter sua refeição servida em uma louça suja, e achar algum tempero duvidoso no seu prato de comida. A higiene adequada é um dos segredos de sucesso de um bom restaurante e, por isso, trouxemos 5 dicas de como manter a higiene do seu restaurante. Confira!

Dicas práticas de higiene para restaurantes

Funcionários

Os funcionários devem trocar de uniforme diariamente ou, sempre que necessário, em um único dia. Seus sapatos e botas devem estar sempre limpos. Toucas devem ser usadas para proteger os cabelos, e as unhas devem estar sempre aparadas e limpas.

Em caso de qualquer ferimento durante o trabalho, o mesmo deve ser limpo e coberto, e a chefia precisa ser comunicada. É indispensável o uso de luvas descartáveis, principalmente quando ocorre troca de funções, como mexer com dinheiro e depois com comida.

Ambiente

 

O ambiente do seu restaurante deve ser limpo e arejado. Muitas plantas podem acabar atraindo insetos indesejados, portanto, evite. As mesas, pratos, copos e talheres deverão estar devidamente higienizados e o piso, as paredes e o teto não podem conter rachaduras, infiltrações ou mofo.

Os banheiros devem estar sempre limpos e dispor de sabonete, papel higiênico e toalha de papel para as mãos.

Cozinha

Os funcionários devem estar devidamente paramentados e, em hipótese alguma, pode haver lixo perto de estações de preparo dos alimentos. As janelas devem conter tela de proteção e as saladas devem ser lavadas, folha por folha, e depois mergulhadas em solução com hipoclorito de sódio.

Os móveis precisam ser devidamente conservados e os utensílios deverão estar sempre limpos. Uma dica importante é observar sempre os cantos da cozinha. Não é muito raro um restaurante maravilhoso ter fezes de rato nos cantos do piso e do mobiliário da cozinha. A desratização é essencial nesse ambiente. Além disso, o ambiente deve conter uma pia só para a higienização das mãos.

Álcool em gel

 

Disponibilize álcool em gel, tanto para os funcionários quanto para os clientes. É uma garantia que ambos estarão sempre com as mãos limpas para manusear os utensílios e alimentos, evitando certos tipos de contaminação. O ideal é que, para os clientes, o álcool seja disponibilizado logo na entrada do restaurante e, para os funcionários, no local de entrada e saída da cozinha.

Dedetização e desratização

Insetos e ratos, definitivamente, podem fazer com que você perca sua clientela. Manter uma rotina de dedetização faz com que você evite “visitas” indesejadas no seu estabelecimento. A Insect Bye é uma dedetizadora com uma vasta e reconhecida experiência de mercado e uma equipe com alta capacitação técnica. Oferecemos os melhores serviços de desratização RJ, dedetização RJ e limpeza de caixa d’água. Conheça nosso trabalho e solicite já seu orçamento.

Categorias Posts Recentes Tags