Conheça nosso Blog
métodos para eliminar formigas doceiras
Publicado em 28 de setembro de 2017

Métodos eficientes para eliminar as formigas doceiras

As formigas doceiras são bastante comuns e excepcionalmente destrutivas. Se a infestação desse tipo de praga não for percebida rapidamente, ela pode se espalhar de forma alarmante. Por esse motivo, identificar e eliminar as formigas doceiras o mais rápido possível pode ajudar na prevenção de sérios problemas estruturais, que podem gerar grandes prejuízos.

Muitos consideram que as formigas doceiras são inofensivas, afinal não possuem veneno e nem mordem. Porém, esquecemos que elas são mais perigosas do que baratas e outras pragas, afinal, elas se alimentam de praticamente tudo que encontram. Ter esse tipo de inseto andando dentro de casa é um risco para saúde humana e, por isso, a Insect Bye te ensinará hoje, métodos para eliminar as formigas doceiras da sua residência. Confira!

Como detectar uma infestação de formigas doceiras?

As formigas doceiras, geralmente, são vermelhas, pretas ou em um tom intermediário. Seu tamanho é de, aproximadamente, 1 a 1,25 cm, possuem antenas e, em sua maioria, não possuem asas, entretanto, machos raramente as têm.

Elas podem criar um formigueiro dentro ou fora de qualquer estrutura, mas casas de madeira são mais propensas a esse tipo de inseto, já que elas gostam de cavar túneis minúsculos no material. Por conta da madeira úmida ser perfurada mais facilmente, você encontrará formigas doceiras perto de fontes de umidade, como pias, por exemplo.

Embora elas prefiram madeira, as formigas também pode fazer colônias dentro de paredes, ao redor de portas, lareiras e outros locais que deem acesso ao exterior da casa. Também podem ser encontradas em pátios e alicerces, além de locais com vegetação e pisos.

Como manter a sua casa livre de formigas doceiras?

métodos para eliminar formigas doceiras

Algumas dicas para manter sua casa livre desses animais são:

  • manter a cozinha sempre limpa e livre de lixo;
  • não deixar restos de comida em cima de pias, mesas e balcões;
  • tampar as frestas da janela e portas com sabão em barra;
  • usar arruda dentro de armários para espantá-las.

Entretanto, essas são medidas preventivas. As maneiras de eliminar as formigas doceiras, definitivamente, do ambiente da sua residência estão listadas a seguir.

Cravo e canela

A técnica de utilizar um punhado de cravos em um pote sem tampa, ou um saquinho de tule, cria um poderoso repelente contra as formigas doceiras e, ajuda a espantá-las sem, necessariamente, matá-las. O óleo encontrado no cravo da índia produz um cheiro que não agrada às formigas, o mesmo caso da canela.

Troque o pote ou os saquinhos, pelo menos, uma vez a cada duas semanas.

Cascas de limão e laranja

As cascas de laranja e limão ajudam na eliminação de formigas em locais específicos, como açucareiros e fruteiras. Basta colocar um pedaço da casca dentro do local onde as formigas doceiras costumam visitar.

Detergente

A mistura de detergente e água pode parecer simples, mas é poderosa no combate às formigas doceiras. É uma solução barata e que não contamina o ambiente.

Misture 100 ml de detergente em 100 ml de água e ponha dentro de um borrifador.
Basta borrifar a solução nos cantos e frestas por onde as formigas costumam circular. Se a solução chegar até o formigueiro, os insetos serão eliminados.

Vinagre

Borrife um pouco de vinagre branco no piso da cozinha, balcões e mesa, depois de realizar a limpeza desses locais. Isso evita que as formigas circulem pelo local.

Suco de limão

Utilizar suco de limão nas frestas das janelas e das portas por onde as formigas entram também é uma boa solução. O cheiro forte da fruta incomoda as formigas e faz com que elas fujam.

Pimenta e borra de café

A borra de café e a pimenta-caiena possuem o mesmo efeito nas formigas. Após passar a mistura de detergente citada, use pimenta-caiena para cobrir as frestas e buracos.
A borra de café é indicada no lugar da pimenta, caso haja risco de crianças ou animais entrarem em contato com a pimenta.

Dedetização

É importante lembrar que, se a infestação for grave, ou as soluções descritas acima não solucionarem o problema, é o momento de contar com uma ajuda profissional para lidar com as formigas, por meio da dedetização.

Para isso, conte com a Insect Bye. Somos a melhor dedetizadora no Rio de Janeiro, com uma reconhecida experiência no mercado e uma equipe de alta capacitação técnica. Entre em contato conosco e conheça um pouco mais sobre os nossos serviços.

 

Links úteis:
dedetização rio de janeiro
dedetização rj
descupinização

CategoriasPosts RecentesTags