Conheça nosso Blog
Publicado em 22 de novembro de 2016

Tailândia exportará insetos de consumo humano para a UE

Se alimentar de insetos na Tailândia não é algo incomum. O país é um dos maiores consumidores de insetos do mundo e conta com cerca de 20 mil fazendas desses invertebrados. Os insetos podem ser vendidos em forma de farinha ou processados, como as bolsas de grilo frito. As empresas tailandesas estão se preparando para exportar insetos de consumo humano para a União Europeia (UE). Quer saber mais sobre isso? A Insect Bye conta essa novidade para você.

Consumo de Insetos na UE

A União Europeia organizou recentemente uma conferência em Bangcoc, para explicar a nova legislação sobre o consumo de insetos. A partir de 2018, uma nova lei entrará em vigor na Europa e facilitará a venda desses invertebrados para o consumo humano. Segundo a legislação europeia, cada “alimento novo”, que inclui os insetos, deverá ser aprovado pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (AESA) antes que a UE aprove sua comercialização. Este será um processo que durará meses.

A pasta de Bugsolutely (com 20% de farinha de grilo) e as bolsas de vermes de seda fritos Hi-Sob são alguns dos produtos tailandeses que poderiam chegar aos supermercados europeus. Não é porque leis específicas não existiam na UE, que artrópodes não eram consumidos. Alguns países criaram uma legislação própria e alguns restaurantes se aproveitaram da “falta de lei”. O mercado de Boquería em Barcelona e o restaurante La Passion Cafe em Valladolid vendiam insetos como vermes, formigas e até escorpiões.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) recomenda o consumo de invertebrados como grilos e gafanhotos há anos. Insetos possuem alto índice de proteínas, vitaminas e minerais. Para especialistas, eles são a solução mais sustentável para alimentar os 9 bilhões de pessoas que povoarão o mundo em 2050.

Os insetos são mais caros que a carne de outros animais, mas isto poderia ser revertido com uma produção em grande escala. Outra barreira para a comercialização na Europa são os preconceitos contra o consumo de gafanhotos, escaravelhos e escorpiões, algo que também pode mudar.

 

E você? Comeria insetos como alimentos normais? Compartilhe a novidade com os seus amigos e descubra a opinião deles.

Mas, se você faz o tipo conservador e quer se ver livre de insetos, entre em contato com a maior empresa de dedetização RJ! A dedetizadora Insect Bye realiza serviços de dedetização doméstica, como descupinização, a fim de oferecer a você e sua família o conforto e qualidade de vida que desejam.

Trabalhamos ainda com limpeza de caixa d’água. Entre em contato conosco e peça seu orçamento!

Categorias Posts Recentes Tags