Conheça nosso Blog
Publicado em 21 de fevereiro de 2017

Por que insetos noturnos são atraídos pela luz?

Quem nunca se questionou a respeito do real motivo de insetos noturnos rodearem os objetos luminosos? O verdadeiro desconforto ocorre quando há alta concentração de insetos noturnos na casa gerando sons desagradáveis ou provocando picadas. Outra situação desconfortável se dá no momento em que insetos noturnos concentram-se na luminária da sala de jantar, fica quase impossível fazer refeições, pois há o risco do inseto cair no alimento. Em certos casos, a contratação de uma dedetizadora torna-se fundamental para se livrar desse empecilho.

A Insect Bye compreende o desconforto provocado por insetos noturnos. Diante disso, estabelecemos explicações para ajudar a solucionar esse problema:

insetos noturnos sendo atraídos pela lâmpada

Inicialmente, não existe uma comprovação científica contundente que comprove a verdadeira motivação dos insetos noturnos atraírem-se pela luminosidade artificial. No entanto, a Biologia afirma que a luz artificial funciona como uma orientação para a maior parte dos insetos noturnos. Quando esses seres saem à noite em busca de alimentação, eles precisam retomar seguindo o direcionamento estabelecido pela luz lunar. Mas, como a Lua encontra-se distante, acontece a confusão no sistema de orientação dos insetos noturnos. Desse modo, esses seres buscam alguma fonte de referência, algo que lhes oriente na retomada e, por ventura, acabam sendo hipnotizados pela claridade artificial.

Em contrapartida, de acordo com a teoria do professor Philip Callahan, as mariposas sentem-se atraídas pelo infravermelho originado da luz artificial que tem a mesma frequência de feromônios emitidos pelas mariposas fêmeas. A partir disso, os machos da espécie acabam sendo atraídos pela luminosidade artificial ao buscarem acasalamento com as fêmeas.

Já os mosquitos não são atraídos pela luz artificial. A fonte de orientação desses insetos restringe-se a três instâncias: visão, sensores químicos e sensores de calor. Muitas pessoas afirmam que são atacadas quando as luzes da casa estão acesas, mas é válido ressaltar que os mosquitos atacam tanto na claridade quanto no escuro. Esses seres detectam o calor e os odores humanos a impressionantes 50 metros de distância.

Problemas com insetos noturnos?

Entendemos que, de modo geral, os insetos noturnos podem ser inconvenientes e desconfortantes ao convívio familiar. Pensando em seu bem-estar, a Insect Bye disponibiliza as melhores soluções de dedetização e descupinização do mercado. Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba mais sobre outros assuntos como: dedetização rj e limpeza de caixa d’água!

CategoriasPosts RecentesTags