Conheça nosso Blog
insetos mais resistentes
Publicado em 07 de julho de 2016

Insetos resistentes a inseticidas: saiba mais

Alguma vez você já percebeu que os inseticidas que tinha em casa não estavam mais resolvendo problemas com insetos? Parece que está desenvolvendo insetos resistentes, não é mesmo? Pois está!

Isso não é apenas uma sensação. A aplicação indiscriminada de inseticidas que são vendidos em mercados pode, sim, acarretar em insetos cada vez mais resistentes. Com isso, eliminá-los se torna uma tarefa cada vez mais difícil.

Aproximadamente, 800 espécies de ácaros e insetos resistentes a, no mínimo, um composto químico (presente em inseticidas) já foram documentadas. Quanto aos produtos em si, já foram registrados insetos resistentes a quase todos os grupos pesticidas, dentre eles: DDT, ciclodienos, organofosforados, carbamatos, piretróides e outros.

 

Insetos resistentes: por que isso acontece?

Os insetos, pragas, ácaros, etc. são perfeitamente aptos a sofrer adaptações a partir de elementos advindos do meio externo, o que pode ser desde o clima até a sobrevivência a um pesticida.

Para que um inseto seja resistente a inseticida, deve ocorrer o uso mais frequente de produtos pesticidas, ou o aumento na dosagem desses produtos, ou a mistura de elementos indevidos, ou substituição por um produto mais resistente. Quando isso acontece, os insetos menos resistentes morrem e os mais resistentes sobrevivem, reproduzindo e passando esse potencial como um fator genético. Isso faz com que as gerações posteriores sejam superinsetos.

Ou seja, os insetos sofrem uma espécie de seleção natural que faz com que os mais resistentes sobrevivam e, depois de algumas gerações, essa população apresenta apenas insetos resistentes (e que podem se tornar cada vez mais fortes conforme esse processo se repete). Dessa forma, os inseticidas ficam cada vez menos eficazes.

Como solucionar esse problema?

A melhor forma de eliminar esses superinsetos gerados pelo uso frequente de inseticidas de mercado é, sem dúvidas, contratar um serviço de dedetização profissional. Essas empresas que prestam serviços de dedetização possuem técnicas especializadas capazes de solucionar essa questão de forma eficaz, sem causar maiores preocupações.

Além disso, eles também possuem autorização para utilizar produtos pesticidas mais fortes e que atuam de forma completa na eliminação de insetos e superinsetos.

Dedetize sua casa de forma eficiente

A Insect Bye tem as técnicas mais eficientes para eliminar qualquer espécie de inseto da sua residência, condomínio e empresa.

Links úteis:

dedetização RJ; dedetizadora; dedetizaçãodesratizaçãodedetizadora rj.

CategoriasPosts RecentesTags