espantar moscas
Publicado em 30 de janeiro de 2020

Quais são os métodos para espantar moscas?

As moscas são insetos que se sentem atraídos por diversos cheiros específicos. Esses podem ser desde outros moscas mortas até restos de comida. Devido a isso, é bem comum encontrá-las em um ambiente onde seja feito o manuseio de alimentos. Fique calmo se na sua casa tem sido um problema encontrar moscas constantemente, existem diversas maneiras de impedir a invasão. Continue a leitura para descobrir como espantar moscas!

5 maneiras eficazes de espantar moscas

mosca olhando seu reflexo

Como falamos anteriormente, a atenção de todas as formas possíveis de espantar moscas deve ser voltada para a cozinha. Afinal de contas, é nesta região onde poderão ser encontrados resquícios de alimentos e um ambiente úmido. Ou seja, o local ideal para a proliferação destes bichinhos indesejáveis.

Nesta medida, é fundamental lembrar que as moscas são responsáveis pela transmissão de diversas doenças ao passo que estão em constante contato com produtos em estado de decomposição. Assim, quando ela pousa sobre o alimento e depois este é ingerido, por exemplo, tende a acarretar uma série de malefícios a quem o consome. A confirmação é o fato de já ter sido depositada nele uma grande quantidade de bactérias. Esta questão, inclusive, já foi comprovada em estudo.

Na sequência, falaremos mais a respeito de cada atitude que resulta no afastamento das moscas da sua casa.

1- Mantenha a bancada limpa

O primeiro passo para se ver livre das moscas é evitar o acúmulo de cascas e detritos de comida sobre as bancadas. Isso mesmo, parece uma atitude de pouco valor, mas quando se trata de deixar estes bichinhos distantes é primordial. Tal fator pode ser comprovado na medida que as moscas possuem receptores olfativos nas extremidades de suas patas. Ou seja, quando ela pousa sobre um alimento, é capaz de imediatamente reconhecer a informação de sabor dele.

2- Pingos de líquido no chão e estofados

Sabe quando você leva líquido de um cômodo para o outro e um pingo cai no chão? Evite deixar a limpeza para depois! Em pouco tempo as moscas podem sentir o cheiro e sentirem-se atraídas por ele. Desta maneira, para espantar moscas, a dica é não dispensar o pano úmido. Passe-o sobre a área atingida e, assim, aja a favor do desaparecimento das moscas. Ele será seu aliado nessa jornada contra estes insetos!

Nos casos onde os líquidos têm o sabor adocicado é ainda mais importante limpar todos os resíduos o quanto antes.

3- Use a claridade ao seu favor

Algo que muitas pessoas não sabem é que as moscas não gostam de ambientes escuros. Por isso, se existir uma infestação destes insetos em sua casa, uma atitude simples que pode ser tomada é deixar uma fresta da cortina aberta. As moscas poderão se sentir provocadas pela claridade e tenderão ir ao encontro desta. Agora, de nada adianta deixar uma parte da janela aberta se todos os passos anteriores a este não forem seguidos. Fique ligado!

4- Posicione as lixeiras bem tampadas

moscas voando em volta do lixo

Tão importante quanto deixar as bancadas limpas, as lixeiras também merecem cuidado especial. Quando mal tampadas, elas se tornam o principal local para o posicionamento de larvas da mosca fêmea. Isto mesmo: diversas espécies de moscas depositam seus ovos no lixo. Trata-se de um hábito comum para este tipo de animal.

Portanto, para impedir o aparecimento de larvas e espantar moscas é necessário realizar a limpeza das lixeiras periodicamente. Além disso, encontrar maneiras de mantê-las sempre bem vedadas impede que as moscas alcancem o interior do objeto.

5- Não deixe as fezes dos animais expostas por muito tempo

Por fim, assim como já citamos ao longo deste artigo, o cheiro das fezes costuma ser um atrativo para moscas. À vista disso, sempre que os bichinhos defecarem é de suma importância fazer a higienização local. Use produtos de limpeza que detenham a ação das bactérias como cloros e desinfetantes.

Caso você more em apartamento esta atitude é ainda mais preciosa, visto que nestes ambientes a área de serviço costuma ser próxima à cozinha.

Qual é a medida mais efetiva para espantar moscas?

A medida mais efetiva para espantar moscas é optar pela dedetização. Para isso, a Insect Bye pode te ajudar! Nossos profissionais são qualificados para fazer a dedetização residencial. Atendemos a todo Rio de Janeiro, por isso não deixe de fazer seu orçamento conosco!

Em nosso blog, veja outros artigos como este que já produzimos para você. Lá estão: