Publicado em 04 de maio de 2016

O imóvel alugado está infestado. Quem deve pagar a conta?

O número de insetos aumenta consideravelmente nas épocas quentes do ano. As famosas baratas voadoras, mosquitos e ratos acabam coexistindo num mesmo ambiente: a nossa casa. No caso de quem mora em uma casa ou apartamento alugado, uma dúvida é frequente: quem paga a conta no caso de dedetização? O locador ou o locatário? Como ambos têm responsabilidades pelo imóvel alugado, essa questão causa incertezas e pode confundir as pessoas no momento da contratação do serviço. Leia este artigo até o final e tire suas dúvidas!

Entenda a responsabilidade pelo imóvel alugado

Infestação de insetos em imóvel alugado

Os locadores (proprietários) são responsáveis pela estrutura do imóvel. Portanto, qualquer tipo de manutenção que necessite ser feita, como conserto de encanamento, rachaduras, vazamentos ou qualquer outro tipo de falha no imóvel são de total responsabilidade do locador.

Já os inquilinos (ou locatários) são responsáveis pelos custos de reparações relacionadas à utilização do imóvel alugado. Portanto, todas as manutenções como encanamento entupido, mudança da pintura, troca de pisos, mensalidade do condomínio e demais gastos, são de responsabilidade única e exclusiva do locatário.

Afinal, quem paga a conta da dedetização?

Caso a dedetização seja requisitada por conta de um problema que já existia no imóvel alugado, anteriormente à sua locação, porém, sem conhecimento do locatário, o locador passa a ter responsabilidade pelo pagamento da dedetização.

Entretanto, caso a dedetização seja requisitada apenas por questões pontuais, atendendo uma rotina, a responsabilidade pelo pagamento da dedetização passa a ser somente do locatário.

Ainda assim, existem casos especiais. A dedetização periódica imposta pelos condomínios é uma delas. Caso a mesma seja estipulada por uma assembleia ou no Estatuto do Condomínio, essa responsabilidade será exclusivamente do inquilino.

Imóvel alugado precisa de dedetização, o que fazer?

O que fazer quando o imóvel alugado precisa de dedetização

Em primeiro lugar, é preciso identificar se a infestação de insetos aconteceu antes ou depois da locação. Como já dissemos, quando o foco já existia antes do contrato, a responsabilidade pela dedetização fica a cargo do dono. Caso contrário, se a incidência de insetos surgiu após a locação, o inquilino deve arcar com as despesas do serviço.

É imprescindível que essa situação seja resolvida o mais rápido possível. A dedetização deve estar sempre em dia para que o ambiente esteja sempre higienizado e em boas condições de ocupação. Assim, locador e locatário saem em vantagem!

Preparação inicial

Antes da dedetização de fato acontecer, é necessário preparar o imóvel para receber o procedimento. Organize o ambiente para fácil acesso dos profissionais e informe o local onde as pragas se manifestam. Se possível, adiante o assunto; deixe claro quais os tipos de pragas você já encontrou no local. Dessa forma, a equipe tem consciência da situação inicial do imóvel alugado e pode agir mais rapidamente.

Limpeza completa

Antes e depois da dedetização você deve fazer uma boa limpeza no local infestado. Uma superfície devidamente higienizada agrega à dedetização, já que os produtos são fixados com maior eficiência. Portanto, elimine sujeiras, poeiras e impurezas!

Pessoas e animais de estimação

Em geral, não há necessidade dos moradores ficarem longe de casa durante a dedetização. Hoje em dia, boa parte dos procedimentos não exigem que o imóvel alugado fique vazio para executar o serviço. Entretanto, algumas técnicas exalam odor forte, que pode ser prejudicial à saúde humana e animal. Para evitar inalação de produtos tóxicos e outros acidentes, indivíduos e pets podem ficar ausentes por alguns instantes.

Insect Bye é sinônimo de alta qualidade e preço justo

Seja o locador ou locatário a contratar o serviço de dedetização, o importante é que seja realizado por uma empresa de qualidade. A InsectBye está atuando no mercado desde 1997, oferecendo não só dedetização no RJ, mas ética, qualidade e atendimento personalizado para nossos clientes. Oferecemos serviços profissionais para residências, condomínios e empresas que querem acabar com as indesejáveis pragas urbanas!

Nosso método de extermínio abrange medidas preventivas e corretivas para controlar a infestação de diversas espécies. Entre elas, as que mais se destacam são baratas, roedores, mosquitos, cupins, formigas, pulgas, etc. Utilizamos as mais modernas técnicas de dedetização com auxílio de uma equipe experiente e atualizada.

A Insect Bye é uma das poucas empresas no Rio de Janeiro que faz parte do Programa de Proteção Bayer. Trata-se de uma certificação que atesta o alto nível dos serviços de dedetização prestado por organizações especializadas. E nós somos uma delas!  Entre em contato conosco e solicite seu orçamento com a melhor dedetizadora da capital!

Gostou deste artigo? Quer ler mais sobre dedetização e controle de pragas? Visite o blog da Insect Bye! Veja os artigos que separamos para você: