Categorias: Dicas

Saiba mais sobre picada de inseto em pets

Os insetos costumam despertar a curiosidade dos pets e divertir pessoas com a cena. Todavia, a picada de inseto em pets pode trazer reações alérgicas que, dependendo da sua intensidade, podem representar risco de vida para o animal.

Mesmo em uma atividade que pareça inofensiva, a ocorrência de imprevistos é sempre possível. Como o animal acidentalmente cair em um formigueiro. Por isso, é preciso atenção para qualquer tipo de brincadeira do seu pet, principalmente ao ar livre. Por isso, a Insect Bye preparou este artigo com dicas sobre picada de inseto em pets. Confira!

Sintomas de picada de inseto em pets

Um dos principais sintomas de picada de insetos em pets é o focinho inchado e vermelho. Porém, em sua maioria, surgem apenas em animais que são alérgicos às picadas.
As picadas em pets precisam de observação integral e minuciosa. Caso eles apresentem coceiras, inchaço na área dos olhos, orelha, boca, comportamento demasiadamente agitado ou a pele do animal apresentar encaroçamento generalizado, é preciso levá-lo ao veterinário.

Vale lembrar que as reações podem ser individuais, variando de um animal para outro. É possível observar os sintomas, aproximadamente, 20 minutos depois da picada, identificando a gravidade.

No caso do animal receber poucas picadas ou não ser tão sensível ao inseto, os sintomas comuns são penas anormalidades físicas no local. Exemplos são irritação (vermelhidão), edemas e coceiras.

Em casos extremos, nota-se dificuldades respiratórias, inchaço no focinho, possibilitando ocorrência de asfixia e batimentos cardíacos acelerados, queda na pressão arterial, edema pulmonar, além de vômito, insuficiência renal, convulsões e outros. Tais consequências podem levar o animal à morte.

Em casos de picada de inseto em pets fêmeas que estiverem grávidas, como cadelas e gatas, os efeitos podem ser graves. Até mesmo o tratamento pode atrapalhar o bom andamento da gestação, podendo causar um aborto, dependendo da fase em que a fêmea se encontra. Caso os filhotes consigam nascer sem complicações, provavelmente serão alérgicos como a mãe.

Meu pet foi picado. O que devo fazer?

Segundo uma entrevista no G1 com o veterinário Vinicius Tolentino, observar as reações do seu pet à picada e ir depressa ao veterinário são fatores cruciais para salvá-lo.

É comum que os tutores se preocupem imediatamente com a retirada dos ferrões dos insetos, que ficam presos na pele em casos de abelhas fêmeas, por exemplo. De acordo com a entrevista citada, esta não é uma preocupação imediata, pois eles podem cair sem interferência médica.

Primeiramente, a reação alérgica deve ser revertida e, apenas em seguida, verificar a dor no local e a inflamação. O doutor afirma que o ferrão não levará a um óbito imediato. Existem alguns procedimentos que o próprio tutor pode realizar, como manter o pescoço do pet alto, para facilitar a respiração, e controlar o inchaço com uma compressa de gelo.

Como prevenir?

Os animais costumam ser agitados e brincalhões. Com isso, prevenir a picada de insetos em pets pode parecer algo complicado. Entretanto, é preciso atentar-se ao ambiente que eles costumam frequentar, mantendo-os afastados de plantas e flores. Ao levar o animal de estimação para passear, a atenção deve ser em dobro. Especialmente em casos que o cachorro brinque na grama, local onde pode haver formigueiros.

O pote de água dos pets também pode conter insetos, por isso é preciso verificar constantemente a higiene dos recipientes.

A melhor forma de prevenção e proteção para o seu pet é a dedetização, procedimento que elimina qualquer vestígio de proliferação de insetos e, para isso, você pode contar com a Insect Bye. Somos uma empresa especializada em dedetização, atuando no mercado há 20 anos em qualquer local, seja condomínio, empresa ou residência, com uma equipe devidamente capacitada. Além disso, atendemos toda a região metropolitana do Rio. Entre em contato com uma dedetizadora de confiança como a Insect Bye e saiba mais sobre nossos serviços!

Comparti-lhe

Artigos recentes

Saiba como identificar um escorpião marrom-claro!

Você não sabe reconhecer um escorpião marrom-claro? Confira algumas dicas nesse artigo!

% dias atrás

Você sabe qual o período mais ativo do pernilongo da dengue em um dia?

Precisando conhecer melhor o inimigo? Confira os maiores hábitos do pernilongo da dengue nesse artigo!

% dias atrás

O que são tatuzinhos e como expulsar eles da sua casa?

Você sabe quem são aqueles insetinhos em forma de bola que surgem por aí? Entenda…

% dias atrás

Como fugir do estresse provocado por ataques de moscas em casa?

Querendo fugir de ataques de moscas na sua casa? Confira os truques que a Insect…

% dias atrás

Entenda já o que fazer em caso de picada de marimbondo amarelo!

Sofreu a picada de marimbondo amarelo recentemente? Confira o artigo e saiba o que fazer…

% dias atrás

A Insect Bye conta quantos filhotes um escorpião pode ter!

Aracnídeos: você sabe quantos filhotes um escorpião pode ter? No artigo, esclarecemos e damos dicas…

% dias atrás