Conheça nosso Blog
Rato no quintal sobre uma panela cheirando a parede
Publicado em 13 de março de 2020

Rato no quintal: dê adeus aos seus problemas agora!

Encontrou rato no quintal e está desesperado para dar um fim à praga? Esse é um problema enfrentado por muitas pessoas. Porém, existem maneiras de evitar dores de cabeça e, claro, contaminação do ambiente por meio dessas pragas urbanas. A Insect Bye preparou este artigo com as informações que você precisa saber agora para lidar com o problema. Atente-se às dicas seguintes e não conviva mais com esse problema! Boa leitura!

Dando um fim ao problema de rato no quintal

Rato no quintal comendo sobra de comida

Por que eles chegam?

Você já se perguntou como o rato no quintal surgiu ali? Essas pragas não são atraídas, necessariamente, pela sujeira. Cientistas já comprovaram que ratos podem, sim, viver em ambientes limpos com frequências. O ponto alto de atração são migalhas e cheiro de alimentos, já que eles estão sempre em busca de sobrevivência (alimentação).

Doenças que trazem

O problema mais conhecido de rato no quintal é a possibilidade da transmissão de leptospirose, doença que pode ser assintomática .  Além dessas, outras doenças acopladas aos roedores são: peste bubônica, escabiose e hantavirose. Em geral, possuem teor agudo e, na maioria das vezes, podem ser fatais. Por isso, se prevenir e tomar as precauções para acabar com o rato no quintal é essencial.

Verdades que não te contaram

É necessário tomar conhecimento de algumas curiosidades sobre o rato no quintal até mesmo para contribuir nas medidas de proteção. Algumas delas são:

  • fêmeas podem dar a luz a mais de 100 filhotes por ano;
  • roedor possui um senso de localização que o permite retornar para sua casa;
  • podem atravessar um buraco de apenas 6 mm de largura e são ligeiros;
  • conseguem ficar 2 minutos submersos sem respirar;
  • a preferência gastronômica são os doces, diferentemente do que você sempre pensou (queijo).

Os tipos mais comuns

  • Rattus rattus (rato-de-telhado): cauda é maior que o cumprimento da cabeça + corpo e orelhas são grandes;
  • Mus musculus (camundongo): de proporções pequenas, são facilmente atraídos pela música (como seres humanos), não gostam de molhar o pelo, são péssimos nadadores (em consequência da falta de membrana interdigital) e são os mais caçados;
  • Rattus novergicus (ratazana): a cauda é mais curta e são facilmente encontrados em esgotos, córregos, rios e se alimentam de lixo caseiro, carnes e cereais.

Afinal, como se livrar de rato no quintal?

Rato em primeiro plano dentro do tijolo

Dicas rápidas

  • Limpeza periódica em toda a casa, incluindo o quintal;
  • pratique uma boa gestão de lixos para não acumulá-los dentro de casa ou no quintal;
  • verifique as possíveis passagens entre quintal e interior da casa e bloqueie, impedindo, assim, a passagem dos roedores;
  • adote um gato, já que os felinos costumam afastar roedores a partir do miado.

Método infalível

A melhor maneira de dar um fim ao rato no quintal é contratando um serviço de desratização . Entre em contato com a Insect Bye e solicite um orçamento ! Somos uma empresa de dedetização no RJ com anos de experiência no segmento. Visite nosso blog para ler artigos sobre dedetização e muito mais!

Categorias Posts Recentes Tags