Conheça nosso Blog
Publicado em 24 de fevereiro de 2017

Remédios naturais e dedetização contra picadas de insetos

Remédios naturais e dedetização são cada vez mais requisitados no verão. As altas temperaturas fazem com que insetos saiam com maior frequência de seus habitats e acabem entrando em contato com os seres humanos. Em decorrência disso, ataques de enxames de abelhas, marimbondos, formigas e outros insetos tornam-se recorrentes.

Irritações na pele, coceiras, inchaços, dores e vermelhidões são as principais complicações provocadas por ataques de insetos. Em certos casos, proteger o corpo com repelente, usar raquete elétrica e utilizar redes em diversas partes da residência podem trazer benefícios imediatos. Porém, em situações extremas, essas medidas acabam não solucionando o problema. Dependendo do caso, a utilização de remédios naturais e dedetização pode ser a alternativa mais indicada.

Veja, a seguir, como a combinação entre remédios naturais e dedetização pode ajudar a solucionar problemas relacionados às picadas de insetos.

Principais métodos de dedetização

Método químico

Diferentemente das demais opções de remédios naturais e dedetização, o método químico é recomendado apenas para casos onde pessoas não voltarão a habitar o lugar. Esse procedimento gera resultados consideráveis a curto prazo. É classificado como medida direta, pois atinge precisamente à praga.

Método alternativo

O CIP, que é um método alternativo de dedetização, reúne ações para impedir que insetos e pragas ambientais instalem-se no ambiente urbano causando transtornos. Sua ação utiliza o mínimo de praguicidas. Dentre as possibilidades de remédios naturais e dedetização, essa é uma das opções que menos oferecem riscos ambientais.

Opções de remédios naturais

Existem diversas soluções naturais amplamente divulgadas na Internet que centralizaremos neste artigo. De qualquer forma, recomendamos sempre a consulta a um médico antes de usar uma dessas soluções a fim de evitar efeitos colaterais.

Manjericão

Está enganado quem acredita que o uso dessa erva se restringe à cozinha. A partir do óleo escuro extraído das folhas do manjericão é possível preparar uma solução natural que, por meio de substâncias como cânfora e timol, alivia comichões, coceiras e irritações provocadas pelas picadas. Esse item exerce grande importância na combinação das funcionalidades presentes em remédios naturais e dedetização.

Leite e água

 

Para minimizar dores, inchaços, comichões e inflamações é aconselhável aplicar leite misturado com água sobre a pele. Recomenda-se que o preparo dessa solução seja feito com os ingredientes bem gelados para que a pele não seja, ainda mais, irritada. A aplicação deve ser empregada por meio de um tecido confortável de modo que maiores incômodos não sejam gerados.

Mel

Constituído por substâncias antibacterianas e anti-inflamatórias, o mel reduz o incômodo gerado pelas picadas de insetos. A aplicação deve ser feita diretamente no local picado para que a irritação possa diminuir. Devido a sua consistência pastosa, o mel adere-se com maior facilidade à pele e impede que a pessoa coce o local irritado.

Gelo

 

Uma simples compressa de gelo pode aliviar, e muito, as reações do corpo provenientes do ataque de insetos. A aplicação do gelo sobre a pele diminui a vontade de coçar o local lesionado e reduz a dor provocada pela picada de insetos. Esse fenômeno ocorre devido às fibras nervosas da parte externa do tecido epitelial “congelarem” e, dessa forma, possibilitarem que os incômodos provocados pelos ataques de insetos sejam despercebidos. Mas, é importante lembrar que a compressa deve ser formada por gelo e não por água quente! O líquido em temperaturas elevadas faz com que o organismo volte a produzir histamina, substância responsável pela resposta alérgica do corpo.

Casca de banana

 

Há quem não enxergue a casca de banana como um dos mais eficientes atributos do sistema de combate formado por remédios naturais e dedetização. Uma das principais utilidades da casca de banana refere-se ao fato dela ser utilizada como um remédio natural contra as picadas de mosquitos. Substituindo as funções de pomadas e de cremes, a aplicação da parte interna casca sobre a pele faz com que o inchaço da região lesionada diminua e, desse modo, minimiza-se a sensação de desconforto.

Tomate

 

Com propriedades analgésicas, o tomate reduz as dores provenientes de picadas de insetos. Após retirar ferrão deixado por uma abelha, por uma vespa ou por um marimbondo, deve-se aplicar rodelas de tomate sobre o local lesionado. Além de evitar a inflamação, o tomate minimiza imediatamente a dor na região atingida.

Azeites naturais

 

Determinadas opções de azeites naturais ajudam a potencializar os efeitos provocados pela combinação de remédios naturais e dedetização. Variações como: lavanda, árvore do chá e cedro devem ser aplicadas diretamente no local afetado para que as respostas do corpo sejam percebidas o quanto antes. Mas, cuidado! O uso desse remédio natural não é recomendado para crianças e adolescentes.

União entre remédios naturais e dedetização

Embora a utilização de remédios naturais e dedetização seja fundamental para minimizar os efeitos dos ataques desses pequenos seres, não se pode deixar de lado as medidas preventivas como: dedetização e limpeza de caixa d’água. Só assim você ficará livre dos insetos! Então, quem sabe uma dedetizadora possa te ajudar com essa questão? Entre em contato com nosso atendimento e veja como os serviços de dedetização rj e de descupinização da Isect Bye podem te auxiliar!

CategoriasPosts RecentesTags