Conheça nosso Blog
baratas e cupins
Publicado em 19 de abril de 2018

Quais as semelhanças entre baratas e cupins?

A Sociedade Americana de Entomologia atualizou, em fevereiro deste ano, a lista de nome de insetos, colocando os cupins como parte da ordem das baratas, não possuindo uma ordem própria. Tal acontecimento reforça e embasa o boato que baratas e cupins são parentes.

Após análises moleculares, a ordem Blattodea, que inclui baratas e térmitas, adotou uma nova família, a antiga Ordem Isoptera . Os isópteros eram uma ordem de insetos eussociais conhecidos como siriris ou aleluias, e carregam em média de 2800 espécies catalogadas, possuindo grande relevância para ecossistemas tropicais, especialmente em modificações no ambiente.

Para saber mais sobre a união entre baratas e cupins e suas semelhanças, continue lendo o artigo que a Insect Bye preparou para você!

O que baratas e cupins têm em comum?

Os térmitas ou, como são conhecidos, os cupins, pertenciam à ordem isoptera, sendo classificados dentro dela, porém, as análises moleculares, atualmente, contam com a ajuda dos diversos avanços tecnológicos, fazendo com que algumas classificações sofram modificações. Portanto, segundo especialistas, não é possível classificar cupins dentro de uma ordem específica, como a Isoptera e sim, considerar os Termitidae uma família das Blattodeas, ou seja, baratas.

Segundo especialistas, é possível que um ancestral em comum tenha originado baratas e cupins, sendo os cupins considerados como um grupo monofilético, possuindo apenas descendentes deste ancestral comum.

Com isso, os cupins são classificados na infra ordem Isoptera, que está incluída na ordem Blattodea.

Alimentação de baratas e cupins

 

O debate sobre as semelhanças entre baratas e cupins vem desde a década de 1930. Nessa época, os cientistas já possuíam estudos que indicavam que algumas baratas possuem, no intestino, micróbios capazes de digerir madeira, assim como os cupins. Por exemplo, as baratas Cryptocercus, espécie que filhotes alimenta-se de secreção dos pais, adquirindo os micróbios intestinais necessários para digerir troncos de árvores do seu habitat.

Além dessa discussão, alguns estudiosos ainda defendiam que baratas e cupins, junto aos louva-deus, podem ser agrupados em um grupo chamado Dictyoptera.

Essa situação se dá pelo fato de, na evolução das espécies, louva-deus, baratas e cupins possuírem um ancestral comum. Existem mais de 6 mil espécies de baratas e 2.800 espécies de cupins, todos eles descendentes do mesmo ancestral. As baratas Cryptocercus são as mais semelhantes aos cupins.

A vida social de baratas e cupins

Os cupins são insetos extremamente sociais, eles são, na verdade, baratas que vivem em colônias. Diversas baratas possuem alguma forma de vida social. As baratas do gênero Cryptocercus vivem em pares monogâmicos, além de também comerem madeira como seus parentes cupins. Jé estes vão no extremo da vida social. São classificados como eussociais, o mais complexo grau de organização social.

Em seus ninhos, apenas alguns cupins tornam-se responsáveis inteiramente pela procriação, construindo uma sobreposição de gerações. Todos os cupins cooperam no cuidado com a prole, dividindo as tarefas. Algumas colônias de cupins chegar a ter 3 milhões de indivíduos, possuindo um rei e uma rainha.

Gostou do nosso artigo? Aqui no blog da Insect Bye você tem acesso a diversas curiosidades sobre insetos e sobre controle de pragas na sua casa ou no seu estabelecimento. A Insect Bye é uma dedetizadora que possui 20 anos de experiência no mercado, e pode te ajudar no controle de baratas e cupins.

Além disso, temos serviços de desratização e muito mais. Se você procura uma dedetizadora do RJ, entre em contato conosco e saiba sobre nossos serviços.

CategoriasPosts RecentesTags