Curiosidades

Tipos de cupins: saiba como identificar os principais

O cupim é popularmente conhecido de diferentes formas: siriris, aleluias, formigas brancas ou térmitas e pertencem à ordem Isoptera, classe Insecta, se organizando em castas, em que cada um possui uma função.Todavia, pensar que todos os cupins são iguais é um grande erro, pois existem vários tipos de cupins e cada um possui suas características específicas.

No Brasil, existem mais de 300 tipos de cupins e alguns deles se adaptaram a áreas urbanas, tornando-se um grande problema para os brasileiros. É preciso saber qual o tipo de cupim que você está lidando para conseguir uma exterminação efetiva, por isso, a Insect Bye preparou este artigo para você conhecer mais sobre esses bichinhos que cada vez mais aparecem em residências e estabelecimentos. Confira!

Conheça os principais tipos de cupins

Cupins Subterrâneos

Conhecidos como cupins de concreto, de parede ou de solo seus sinais de ataque são raros, possuindo como característica principal os túneis em terra. Contudo, esses insetos também podem construir seus ninhos em grupo, em lugares conhecidos como vão estrutural. Por exemplo: entre lajes, paredes duplas, tijolos e outros lugares que não possuem inspeção. A infestação também ocorre em derivados de celulose, como papelão e papel.

Tal espécie vem infestando os centros urbanos, especialmente em São Paulo que já possui 30% de suas construções danificadas por eles, preocupando autoridades e profissionais devido aos riscos à saúde pública: há casos em que árvores e telhados caem sob pessoas.

Fundações, radier, lajes e paredes também podem ser vítimas desses insetos. Além disso, é preciso atentar-se aos cabos de eletricidade e telefônicos, que também são focos de ataques.

Cupins de Madeira Seca

Assim como os subterrâneos, são insetos sociais, sendo que a grande diferença entre os dois é que o primeiro tipo forma seu ninho no solo e os cupins de madeira seca alojam o ninho e toda a colônia na madeira. Esses cupins também são conhecidos como aleluia ou siriri.

Os ataques desses insetos costumam ser menos agressivos, pois suas colônias são bem menores e, geralmente, se restringem a algumas peças de madeira ou mobília.

Quando o ataque estiver avançado, é possível notar grãos amontoados, como um pó, que seriam as fezes dos insetos eliminadas do ninho por um orifício que é fechado em seguida.

Em sua colônia também há a formação de operários, soldados e reprodutores, funções semelhantes aos cupins subterrâneos.

Cupins Coleópteros

Chamados de Carunchos ou Brocas e representando 40% das espécies de cupins catalogadas no mundo, são pequenos besouros que se alimentam de madeira (material celulósico), da fase larval até o início da fase adulta. Não são considerados insetos sociais, pois agem isoladamente, porém isso não impede de várias brocas ocuparem o mesmo espaço. Seus danos são de menores proporções e, devido a isso, sua presença na madeira é quase imperceptível.

Se você por caso identificou algum dos tipos de cupins que nós citamos aqui, não pense duas vezes antes de chamar a Insect bye para te ajudar nesse problema. Somos uma empresa de dedetização, que realiza serviços como, descupinização, controle pragas, limpeza de caixa d’água e muito mais, com toda a experiência e cuidado necessário. Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços!

Links úteis:
Dedetizadora Rj; Dedetizadora; Dedetização Rj; Desratização

Comparti-lhe

Artigos recentes

Saiba como identificar um escorpião marrom-claro!

Você não sabe reconhecer um escorpião marrom-claro? Confira algumas dicas nesse artigo!

% dias atrás

Você sabe qual o período mais ativo do pernilongo da dengue em um dia?

Precisando conhecer melhor o inimigo? Confira os maiores hábitos do pernilongo da dengue nesse artigo!

% dias atrás

O que são tatuzinhos e como expulsar eles da sua casa?

Você sabe quem são aqueles insetinhos em forma de bola que surgem por aí? Entenda…

% dias atrás

Como fugir do estresse provocado por ataques de moscas em casa?

Querendo fugir de ataques de moscas na sua casa? Confira os truques que a Insect…

% dias atrás

Entenda já o que fazer em caso de picada de marimbondo amarelo!

Sofreu a picada de marimbondo amarelo recentemente? Confira o artigo e saiba o que fazer…

% dias atrás

A Insect Bye conta quantos filhotes um escorpião pode ter!

Aracnídeos: você sabe quantos filhotes um escorpião pode ter? No artigo, esclarecemos e damos dicas…

% dias atrás