Aranha marrom. Conheça mais sobre as aranhas venenosas do RJ!
Publicado em 06 de setembro de 2024

Aranhas venenosas do RJ: saiba quais são

Umas das criaturas mais perigosas do mundo animal, as aranhas venenosas podem estar mais perto do que você imagina. Muitas pessoas acreditam que esses animais vivem apenas em áreas de matas e florestas, mas também podem ser encontradas em espaços urbanos. Portanto, saber identificá-las é essencial para evitar situações de riscos caso alguma cruze o seu caminho. Quer descobrir quais são as aranhas venenosas do RJ?  A Insect Bye te conta agora!

Continue lendo o artigo e saiba mais!

4 espécies de aranhas venenosas do RJ

Para muitas pessoas, só de pensar em aranhas, já lhes causam um medo repentino. Esse pequeno animal, que só no Brasil possui mais de 4.500 espécies registradas, é responsável por uma das fobias mais comuns do mundo. Os cientistas defendem a teoria de que a aracnofobia é ocasionada pelo fato de muitas aranhas serem venenosas. Ou seja, são associadas a doenças, infecções e morte, o que já automaticamente cria pânico em muitos indivíduos. 

As 4 espécies venenosas que encontramos no Rio de Janeiro são:

1- Armadeira

A aranha armadeira é conhecida dessa forma devido a sua atitude de ataque, em que ela ergue as patas dianteiras para dar o bote, se armando.  Essa espécie de aracnídeo possui porte grande, com um corpo que mede entorno de 5 cm e patas que chegam a 15 cm. Sua coloração é marrom-acinzentado com textura peluda. Entre as aranhas venenosas do RJ, essa ataca mesmo se não for incomodada.

Ela está não só na lista de aranhas mais venenosas do Brasil, mas de todo o mundo. No Rio de Janeiro e em outras regiões do sudeste, sua aparição aumenta durantes os meses de abril e maio. Isto ocorre porque após o período das chuvas, os machos saem em busca das fêmeas, intensificando a reprodução.  

Essa espécie é solitária e não produz teia. Seu comportamento é altamente perigoso para seres humanos, já que elas gostam de se esconder em locais escuros e quentes, como carros, sapatos, gavetas e embaixo de móveis. Em áreas com plantações, também é comum encontrá-las escondidas em folhas, como a de bananeira, ou entre frutas e legumes, exigindo um cuidado redobrado.

 As armadeiras são responsáveis por, aproximadamente, 50% dos casos de picadas de aranhas no Brasil. Seu veneno é muito potente e tóxico.  O local atingido fica vermelho e inchado, sendo comum também suor e dormência.  Outras reações possíveis são: aceleramento dos batimentos cardíacos, enrijecimento muscular, hipertensão arterial e vômitos.

2- Aranha marrom

Outra espécie muito comum entre as aranhas venenosas do RJ, que pode ser encontrada com facilidade é a Aranha marrom. Apesar do nome, sua coloração também pode ser amarela-acinzentada. Essa espécie é pequena, medindo 4 cm, menor do que uma tampa de caneta, mas a consequência de sua picada é enorme.

Embora sua picada seja indolor, seu veneno tem poder necrosante. Não é à toa que é considerada uma das formas mais graves de envenenamento do Brasil. No início, o local lesionado apresenta reações leves, como vermelhidão e inchaço. Se não houver atendimento médico rápido, evolui para necrose do local, problemas circulatórios e renais, levando à amputação do membro e, em alguns casos, à morte.

A Aranha marrom costuma ser muito encontrada no verão e tem atividade noturna. Sua teia é irregular, lembrando algodão. Tem preferência por lugares escuros e secos. Em ambientes domésticos, costuma se esconder atrás de móveis e quadros, mas também pode se abrigar em roupas e sapatos. Em locais externos, gostam de ficar em garagens, sótãos e entre plantas. 

Essa espécie de aranha dificilmente irá atacar se não se sentir ameaçada. A maioria dos acidentes ocorre ao apertar o animal contra o corpo, ao vestir uma roupa e não o ver, por exemplo.

3- Viúva-negra

A viúva negra é uma das aranhas venenosas do RJ mais conhecidas e temidas. Seu nome popular é ocasionado pelo ato da fêmea comer o macho após a reprodução, como uma maneira de repor nutrientes. No mundo, existem 34 espécies de aranhas reconhecidas como Viúva-negra.

Esse tipo de aranha é facilmente identificada por suas características: patas enormes, oito olhos e a coloração que pode ser marrom, preta e vermelha. Além disso, possuem uma marca semelhante a uma ampulheta no abdômen redondo. Embora sejam pequenas, as fêmeas são maiores que os machos, que também possuem um veneno mais fraco. 

As Viúvas-negras encontradas no Brasil, e consequentemente, no Rio de Janeiro, não apresentam um veneno tão perigoso quanto as da Europa. Mesmo assim, é preciso tomar cuidado. Sua picada causa dores fortes, inchaço na área afetada, suor, tremores e alterações respiratórias.

Essa espécie é facilmente encontrada no litoral, mas também é comum na capital. Gosta de viver em grupos, então a presença de uma pode significar que há mais por perto. Para se esconder, prefere áreas com sombras, como frestas e móveis. 

Aranha perigosa. Veja mais sobre aranhas venenosas do RJ.

4- Caranguejeira

As caranguejeiras chamam atenção pelo seu tamanho. Entre as aranhas venenosas do RJ, são as maiores, medindo até 26 cm. Reconhecê-las é fácil: possuem longas pernas com duas garras na ponta, coloração escura que varia entre cinza, marrom e preto. Seu corpo é revestido por cerdas que parecem pelos, usados como forma de se defender.

Quando se sente ameaçadas, além da picada dolorosa que não deixa lesão, as caranguejeiras expelem essas cerdas. Elas causam coceiras, lesões e irritação na pele, com sensação semelhante a uma queimadura. Além da pele, as cerdas afetam também os olhos e vias respiratórias. Apesar de venenosa, não representa risco de vida para seres humanos.

Sua presença se intensifica no verão, quando sai de seu esconderijo em busca de comida, podendo entrar em casas. Mesmo que seja vista de dia, possui hábitos noturnos. Para criar ninhos e se reproduzir, procura pedras, árvores e tocas. 

Livre-se das aranhas com a Insect Bye!

Agora que você já sabe quais são as aranhas venenosas do RJ, pode identificar se uma aparecer no ambiente. Seja em residências, condomínios ou empresas, você pode contar com a Insect Bye para te ajudar. Somos uma dedetizadora do Rio de Janeiro com vasta experiência no mercado. Além de aranhas, combatemos também ratos, baratas, cupins e outras pragas.

Oferecemos também os serviços de limpeza de caixa d’água, sanitização de ambientes e controle de pragas.

Entre em contato conosco e faça um orçamento!