Mesmo sendo tão pequenas e parecendo inofensivas, as formigas apresentam alguns riscos à saúde. Sua capacidade de contaminar alimentos e ambientes é semelhante à capacidade de outras pragas. Em relação à sujeira, elas podem ser comparadas com as baratas ou até serem mais sujas. Com a chegada da primavera e o aumento da temperatura, elas atingem o auge de seu ciclo reprodutivo e infestam nossas casas em busca de alimento.
Se o convite se referir aos quatro “A”: água, alimento, abrigo e acesso, elas não recusam. Entram pela porta da frente. Considerada praga doméstica, a formiga anda em fileira e trabalha em conjunto para sobreviver e são difíceis de serem eliminadas.
Consumir alimentos que tiveram contato com formiga é arriscado. Uma única formiga é capaz de provocar doenças, como tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarreia. O risco de infecção é muito grande, principalmente em hospitais. Isso acontece por causa dos lugares que ela passa (lixo, esgoto, ruas) antes de chegar à sua casa. Elas podem carregar bactérias, fungos e micróbios causadores de infecções intestinais e estomacais.
Até a saúde das construções podem ser afetadas pelas formigas. Geralmente aparecem depois da obra concluída.
Se você identificar a presença destes pequenos animais em sua casa, é importante tomar algumas atitudes rápidas. São elas:
Há algumas receitas caseiras que ajudam a espantá-las:
O combate às formigas exige conhecimento técnico. Inseticidas aerossóis matam apenas aquelas que circulam no ambiente. E o número é insignificante se comparado com as que estão dentro do formigueiro. Para cada situação há um produto específico. Os geocidas, por exemplo, são aplicados em pias e azulejos e carregados pelas operárias para dentro dos formigueiros. Já a pulverização combate de ovos, larvas e pupas.
Se você já tentou de todas as formas e não conseguiu se ver livre das formigas, entre em contato com a Insect Bye e solicite seu orçamento!
Para mais dicas de controle de pragas acesse o nosso blog.