curiosidades sobre baratas
Publicado em 09 de janeiro de 2020

5 curiosidades sobre baratas que você precisa saber

No blog da Insect Bye já falamos sobre o fato do Playstation ser um ótimo lugar para proliferação de baratas, sobre a evolução da barata para sobreviver, além de outros assuntos sobre o inseto. Apesar disso, ainda existem muitas curiosidades sobre baratas que intrigam a população. Separamos algumas delas no artigo de hoje. Quer saber quais são? Confira, a seguir.

Curiosidades sobre baratas mais comuns

1- Barata tem osso?

Não, as baratas não têm osso. Seu corpo é formado por exoesqueletos, que são capazes de sofrer diferentes metamorfoses ao longo da vida do inseto. Quando as baratas nascem, elas são brancas. Por conta disso, podem sofrer danos facilmente. Mas, elas possuem um hormônio chamado ecdisona, que é capaz de formar um exoesqueleto duro e escuro. Você já pisou em uma barata e ela não morreu? Pois é. O exoesqueleto realmente é uma proteção.

2- Barata tem coração?

desenho de barata triste

Sim! E podem se magoar facilmente. Brincadeiras à parte nas curiosidades sobre baratas, sim, a barata tem um pequeno coração em seu abdômen. Ele parece um tubo e é responsável por transportar o sangue para todo seu corpo. Mas não ache que você vai ver sangue vermelho saindo desse inseto. Elas não tem hemoglobina (proteína que gera cor vermelha no sangue humano). Por isso, seu sangue é transparente.

3- Quantas pernas tem uma barata?

Entre as curiosidades sobre baratas, esta parece ser óbvia, mas muita gente tem dúvida. Elas possuem três pares de pernas articuladas. Ou seja, são seis pernas no total. Os pares maiores são aqueles que impulsionam a barata pra frente. Já o menor, que fica perto da cabeça, faz com que ela consiga frear quando está em uma velocidade muito rápida. Curiosidade extra: elas podem chegar a 3 km/h.

4- Qual o ciclo de vida da barata?

Essa é uma das curiosidades sobre baratas que mais assusta os humanos. Afinal, ninguém quer uma proliferação de baratas e nem de inseto algum na sua casa. Mas, vamos à explicação. Os ovos são envolvidos por uma cápsula chamada ooteca. A fêmea pode carregar a ooteca até bem perto do momento em que os ovos eclodem ou então depositar em um local que considerem apropriado, como atrás de móveis, fendas e frestas na sua casa. Cada ovo gera uma ninfa. Com o passar do tempo ela irá se tornar uma barata adulta.

5- Como dedetizar baratas?

curiosidades sobre baratas: como dedetizar?

Para que sua casa seja dedetizada, é necessário contar com uma empresa especializada em dedetização em residências, como a Insect Bye. Trabalhamos com o que existe de mais seguro e moderno em dedetização. Utilizamos produtos sem cheiro, a fim de que o serviço não gere impacto para sua família. Não perca tempo e entre em contato agora mesmo para saber mais ou solicite seu orçamento. Aguardamos por você!