cupim amarelo representando a forma de lidar com infestação de cupins
Publicado em 30 de março de 2021

Você sabe identificar infestação de cupins? Fique atento aos sinais!

Você sabe que lidar com uma infestação de cupins não é nada fácil, né? Esses pequenos insetos são capazes de destruir móveis, paredes, livros e estruturas de madeira. E pior: eles agem de forma silenciosa, sem serem notados. Quando nos damos conta de que eles estão entre nós, já é tarde demais! O estrago está em estágio bem avançado e não tem como reverter a situação. Triste!

Para evitar o transtorno, separamos alguns sinais que indicam a presença de cupins em casa. Acompanhe este artigo até o final para descobrir quais são esses indícios. Aja rápido!

6 sinais que indicam a presença de uma infestação de cupins

1) Pequenos montes granulados

amontoados de cupins no chão indicam infestação de cupins

Notou pequenos montes granulados de coloração bege ou marrom espalhados pelo imóvel? Fique atento, pois este é um dos principais indícios de uma infestação de cupins em estágio avançado. Afinal, esse “pó de madeira” nada mais é do que as fezes dos insetos.
Os dejetos são expelidos após as pragas se alimentarem. Geralmente, eles aparecem perto de paredes e outros locais que servem de abrigo. Caso tenha dúvidas, dê leves batidas nos móveis e áreas afetadas. Se cair mais granulados, com certeza o local está infestado de cupins!

2) Rachaduras nos móveis ou piso

Os cupins comem a madeira no sentido da fibra. Sendo assim, eles deixam indícios de que passaram por ali: rachaduras na superfícies dos móveis e pisos de madeira.
Esses buracos formam pequenos túneis e labirintos, podendo apresentar também ondulações e áreas afundadas.

3) Madeira oca

Uma infestação de cupins costuma alterar as estruturas de madeira das residências. Em geral, esses insetos corroem o material de dentro para fora, deixando-o completamente oco. Você pode dar umas batidinhas no local para ouvir o som “vazio” que sai dali.
Na maioria dos casos, a madeira fica tão prejudicada que começa a esfarelar e quebrar com facilidade.

4) Barulhos estranhos

Você sabia que é possível escutar o barulho da movimentação de uma infestação de cupins? Sim, é verdade! Pessoas com ouvidos mais sensíveis relatam um som parecido com o de papel sendo amassado. Certamente, são os cupins mastigando!
Se você ouvir algo do tipo, saiba que pode ser um indício dos pequenos insetos na sua casa. Fique atento!

5) Túneis na madeira

túneis de madeira na porta é um indicativo de infestação de cupins

Um dos traços mais evidentes de uma infestação de cupins é a presença de caminhos de terra em diversos locais. Por exemplo: paredes, pilares de apoio, por baixo dos alicerces e vigas de piso. Geralmente, eles criam esses túneis para conectar o ninho até a fonte de alimento.

6) Pó de gesso e drywall

Os cupins não comem só madeira! Essas pragas também se alimentam de paredes de drywall e revestimentos de gesso. Desse modo, verifique se os materiais apresentam sujeira ao redor das bordas ou se estão se desfazendo. Esses são fortes indícios de que a infestação de cupins está ativa!

Livre-se dos cupins com a ajuda da Insect Bye!

Percebeu algum desses sinais na sua casa? Ligue imediatamente para a Insect Bye! Nós somos uma dedetizadora no Rio de Janeiro especialista no controle de pragas. Um dos nossos serviços de maior sucesso é a descupinização, que elimina cupins de diferentes espécies. Ficou interessado? Entre em contato conosco e faça um orçamento!

Quer saber mais sobre cupins? Acompanhe os artigos do nosso blog: