Conheça nosso Blog
imagem de cupim de solo em grupo
Publicado em 28 de agosto de 2019

Cupim de solo: o que você sabe sobre essa espécie?

O cupim de solo, também chamado de cupim subterrâneo ou de concreto, é um dos tipos de cupins que está infestando os centros urbanos com certa frequência. Como consequência da invasão, podemos perceber grandes prejuízos em construções e edificações. Diferentemente dos cupins de madeira, essa espécie é mais difícil de ser controlada por conta dos seus hábitos. Continue lendo este artigo para entender mais sobre essa praga urbana.

Saiba tudo sobre o cupim de solo

ninho de cupim de solo

Habitat

Em geral, o cupim de solo vive abaixo do solo, dentro dos vãos estruturais das edificações, paredes, marquises, decks, concretos e, até mesmo, telhados. Ou seja, sua preferência se dá por locais escuros, úmidos e de difícil acesso. Além, é claro, de lugares que ofereçam alimentação e condições de desenvolvimento.

Colônia

Nesses locais supracitados, o cupins de solo iniciam sua colônia. Eles são organizados em uma sociedade dividida em castas: casal real, operários, soldados, alados e reprodutores. Uma única colônia pode ter mais de 1 milhão de habitantes. Além disso, os cupins podem chegar até 100 m de distância do foco dos seus rastros.

Alimentação

Assim como os cupins de madeira seca, os de solo também consomem qualquer material à base de celulose. Por exemplo, armários, MDF, madeira, papel, rodapé, papelão, etc.

Ninho

O cupim de solo não constrói seu ninho dentro da madeira. Ele busca o alimento e o leva para o restante da colônia. Logo, sua área de atuação se estende para além do seu local de habitat.

Os ninhos são formados por uma mistura de madeira, fezes animais, barro e saliva dos próprios insetos.

Identificação

A melhor forma de identificar um cupim de solo é se atentar ao soldado. Ele possui uma cabeça amarelada/alaranjada, possui pinças é mais claro que o cupim de madeira seca.

Consumo

O consumo é bem característico desse tipo de cupim. Para buscar o alimento e levá-lo até a colônia, os cupins de solo criam trilhas de forjamento. Eles constroem esses túneis para se protegerem da luz e conseguirem buscar alimentos em locais mais afastados.

Riscos

A presença de cupins de solo em imóveis pode gerar grandes prejuízos financeiros. Eles possuem alta capacidade de degradação de estruturas de madeira e concreto. Além da construção, também podem danificar interruptores, fiações elétricas e de telefonia. Ou seja, essas pragas urbanas são o verdadeiro pesadelo dos proprietários!

Funções

O cupim de solo possui funções importantes para o meio ambiente. Veja:

  • degradação da celulose desprezada pela natureza;
  • aeração do solo;
  • transporte de nutrientes.

Portanto, o ideal é prevenir que esse inseto chegue até sua casa, mas que ainda continue na natureza para manter o equilíbrio desta.

Como eliminar o cupim de solo?

A descupinização é o melhor método para eliminar cupim de solo. O controle dessa espécie é feito mediante a aplicação de barreira química no solo, paredes, tetos e caixotes. O método é assertivo e evita a manifestação dos insetos para outros locais da casa.

A Insect Bye é uma dedetizadora no RJ que realiza o controle de diferentes pragas urbanas, entre elas os cupins. Você pode pedir um orçamento diretamente no nosso site. Basta acessar o link e preencher o formulário.

Aproveite a visita e conheça nosso blog. Já falamos sobre como evitar cupins em casa e danos causados pelos cupins de lâmpada.

 

CategoriasPosts RecentesTags