Conheça nosso Blog
evitar cupins em casa
Publicado em 17 de setembro de 2015

Evitar cupins em casa: aprenda como fazer

Durante o período de agosto até o final de novembro as revoadas de cupins serão bastante frequentes. Essas nuvens, que se formam em torno de luzes por exemplo, são bastante perigosas em termos de destruição para as residências. A Insect Bye vai te mostrar agora algumas maneiras de evitar cupins em casa, se livrando dos danos causados por eles. Confira!

Como evitar cupins em casa?

Fique atento após as revoadas de cupins

As revoadas têm como principal objetivo fundar novas colônias. Nas construções, eles procuram espaços ocos como frestas na alvenaria. Após a instalação da colônia, os cupins operários saem e fazem os estragos nos armários e até mesmo outros móveis e estruturas de madeira dentro de casa.

Coloque telas em portas e janelas

Durante estas épocas do ano o número de “siriris” (cupins na fase alada) é muito intenso devido a um aumento do calor e da umidade que culmina na fase reprodutiva desses insetos inconvenientes. A colocação de telas em portas e janelas ajuda a evitar cupins em casa e que eles entrem em sua residência em busca de comida e infestem móveis de madeira.

Uma boa mão de verniz

Uma boa tática para evitar cupins em casa é a aplicação de verniz, com ela é possível evitar a penetração dos cupins operários. Além do mais, essa prática pode embelezar ainda mais os seus móveis e armários embutidos, trazendo um charme diferenciado para seu ambiente.

Controle a umidade

O ambiente que os cupins mais gostam certamente é o ambiente úmido. A umidade favorece diversas fases do ciclo de vida deste animal. Portanto, para evitar cupins em casa, não deixe que a umidade se apodere das madeiras de sua casa. Uma das dicas mais eficientes é utilizar sílica em gel, ela não deixa cheiro e absorve bem a água da atmosfera local. Ainda sim não conseguiu se livrar dos cupins? Achou aquele pozinho característico no interior do seu armário de roupas? O ideal é investir em descupinização.

Como é feita a descupinização?

Existem, aproximadamente, 2.000 espécies de cupins em todo o mundo. No Brasil, de maneira mais específica, duas delas agem com maior frequência: Cryptotermes Brevis e Coptothermes Havilandi. Para que a eficiência seja confirmada para a maioria delas, as técnicas de descupinização são diferentes.

A espécie Cryptotermes Brevis, mais conhecida como cupim de madeira seca, forma sociedades menos complexas que costumam se alocar dentro da própria peça que foi atacada. Ou seja, ao escolherem um armário de madeira para se alimentar, eles fazem do próprio armário sua morada. Dessa forma, a descupinização desta espécie é feita de maneira mais pontual.

Já a Coptotermes Havilandi apresenta sociedades mais complexas. Por isso, mais difíceis de serem eliminadas. O cupinzeiro pode atingir grandes proporções e se espalhar bastante pelo ambiente; eles costumam se alocar nos subsolos de prédios, condomínios e residências, e dentro de paredes. Para a descupinização completa dessa espécie, é necessário atacar primeiramente a térmita mãe, única fêmea fértil da colônia.

Por conta das particularidades de cada espécie e as diferenças nas técnicas de eliminação de cada uma delas, é necessário contar com uma empresa especializada para realizar a descupinização rj. Por isso, conte com a Insect Bye. Além da eliminação de cupins, também realizados desratização e dedetização. Entre em contato agora mesmo e solicite seu orçamento.

CategoriasPosts RecentesTags