Ratos. Saiba quais são os principais tipos de roedores.
Publicado em 24 de junho de 2024

Quais são os tipos de roedores e como reconhecê-los?

Quem nunca ouviu uma história sobre ratos invasores? Esses visitantes indesejados podem trazer muitos problemas, além de colocar em risco a sua saúde e da sua família. Ainda assim, é importante lembrar que nem todos os roedores são pragas urbanas e, algumas espécies, são populares como animais de estimação, como é o caso dos porquinhos-da-índia. No artigo de hoje, a Insect Bye apresenta alguns tipos de roedores que são considerados pragas urbanas, visto que podem causar danos a propriedades e transmitir doenças. Leia o texto a seguir!

Saiba quais são os principais tipos de roedores!

Rato preto

Também chamado de Rato de Telhado, as características do Rattus rattus envolvem um comprimento de até 20 centímetros, cauda longa, grandes orelhas e uma coloração que varia entre preto e marrom escuro, na vida adulta. 

Essa espécie é especialista quando o assunto é escalada e equilíbrio e, por conta disso, tem preferência por locais mais altos, como árvores, sótãos e telhados. 

Ratazana

Com nome científico Rattus norvegicus, as ratazanas costumam ser marrons, corpulentas, com até 25 centímetros de comprimento corporal e uma pelagem que varia entre cinzento-acastanhada a acastanhada.

São muito comuns em áreas urbanas e possuem hábitos majoritariamente noturnos, podendo ser encontrados em lixeiras, terrenos baldios, esgotos e bueiros. Ademais, contam com a capacidade de se reproduzir rapidamente quando encontram condições favoráveis, aumentando as chances de grandes infestações.

Ratazana. Conheça os tipos de roedores!

Camundongo

Conhecido como Mus musculus, esse é um dos menores tipos de roedores, com seus aproximados 8 centímetros de comprimento, que facilitam sua sobrevivência. Geralmente, apresentam coloração marrom ou cinza, orelhas grandes, baixa visão, olfato altamente desenvolvido e alta agilidade.

Os esconderijos favoritos dessa espécie são nas cozinhas e despensas, em variadas áreas internas de prédios e casas, sendo capaz de construir seu ninho em qualquer local capaz de acomodá-lo.

Quais são as características comuns a todos os tipos de roedores?

Esses e outros roedores são encontrados em todo o país, ocupando uma vasta quantidade de habitats, urbanos ou não. No entanto, é válido pontuar que todas as espécies desse grupo têm características comuns. Confira algumas delas:

  • uma cauda: a maioria dos roedores tem cauda, visando garantir equilíbrio, comunicação ou, até mesmo, armazenamento de gordura;
  • ausência de presas: diferente de outros mamíferos, eles não possuem dentes caninos;
  • dentes molares e incisivos: todos os roedores contam com incisivos e molares, utilizados para roer alimentos, sementes, madeira e outros.

Dicas para identificar e prevenir infestações

Agora que você já sabe quais são os tipos de roedores, você pode garantir sua saúde de diversas maneiras, através da prevenção de doenças graves transmitidas por alguns deles, proteção de bens materiais e redução dos sintomas de alergia. Algumas dicas para identificar e prevenir infestações de roedores são:

  • procure por sinais: marcas de roeduras, ninhos e excrementos são sinais claros da presença de um roedor;
  • feche as possíveis entradas: selar buracos e rachaduras impede que eles façam ninhos;
  • mantenha o ambiente higienizado: a limpeza elimina todas as fontes de alimento e atrativos do roedor;
  • contrate profissionais em controle de pragas: bons profissionais garantem sua segurança sem preocupações.

Ratinho pequeno. Saiba quais são os tipos de roedores!

A Insect Bye tem soluções para todos os tipos de roedores!

Os ratos podem transmitir os agentes infecciosos que carregam em seu organismo com muita facilidade, propagando doenças como hantavirose, salmonelose, febre da mordida de rato, leptospirose e tifo. Então, é essencial reconhecer suas características físicas e hábitos, para saber como tomar medidas protetivas.

Priorize a prevenção e, caso precise de ajuda profissional, conte com a Insect Bye! Entre em contato agora mesmo e faça um orçamento.