Conheça as pragas de jardins e saiba como se livrar delas!
Já passou pelo desespero de ver as lindas plantas do seu jardim sendo destruídas por invasores indesejados? Desde pequenos insetos, como formigas, até lagartas e caramujos, podem causar estragos consideráveis no seu quintal. Lidar com pragas de jardins não é fácil e exige muita dedicação, mas faz toda a diferença. No artigo de hoje, a Insect Bye vai desvendar os segredos para manter seu espaço verde sempre saudável. Siga a leitura e veja!
Quais são as pragas de jardins mais comuns?
1- Pulgões
Os pulgões são insetos pequenos, mas capazes de destruir totalmente as plantas, enfraquecendo-as. Isso ocorre através de sua alimentação, uma vez que eles se alimentam da seiva das plantas. Além disso, eles deixam uma substância que propicia o surgimento de doenças fúngicas, deixando a vegetação muito mais frágil.
2- Formigas
Algumas espécies de formigas são consideradas perigosas para um quintal, como as formigas carpinteiras ou as formigas lava-pés. Essas espécies, consideradas pragas, podem danificar as plantas facilmente, ao cortar suas folhas para uso próprio em seus ninhos.
3- Caramujos
Esses animais, muitas vezes, atuam como aliados no controle populacional de outros insetos ou na decomposição de matéria orgânica do solo. Porém, simultaneamente, atuam como inimigos, ao se alimentarem de diversas plantas, hortaliças, flores e frutas.
E, mais do que prejuízos ao jardim, os caramujos também podem apresentar riscos à saúde humana. Eles hospedam dois parasitas causadores das doenças angiostrongilíase abdominal e angiostrongilíase meningoencefálica, presentes no muco liberado por esses moluscos.
4- Moscas
Entre os intrusos apresentados anteriormente, as moscas parecem ser as mais inofensivas, mas algumas espécies não são. Essas invasoras indesejadas são atraídas por restos de matéria orgânica, água parada e plantas em decomposição. Dessa forma, é necessário ter atenção a esses sinais, visto que podem indicar problemas na saúde da vegetação envolvida ou, até mesmo, causar doenças na mesma.
Saiba identificar a presença desses intrusos
A identificação é uma parte crucial para lidar com as pragas de jardins e existem alguns sinais que podem ajudar no reconhecimento desses invasores indesejáveis. São eles:
- danos nas plantas: procure por folhas murchas, descoloridas, manchadas, furadas, amareladas ou deformadas, indicando a presença de pragas;
- ovos, ninhos e teias: tenha muita atenção a sinais visuais de moradias de insetos, aranhas e outros invasores;
- trilhas de muco: invasores, como lesmas, deixam rastros de muco ao se locomoverem, marcando seu trajeto onde passam;
- queda prematura de folhas: existe um período específico em que ocorre a queda das folhas e, se elas caírem em uma época diferente, isso pode ser um sinal de infestação;
- flores e frutos murchos: esses visitantes indesejados podem absorver os nutrientes das plantas, promovendo o murchamento de frutos e flores.
Como se livrar das pragas de jardins?
Agora que você já sabe quais são as pragas de jardins mais comuns e como identificá-las, vamos te explicar como proteger o seu espaço verde contra esses intrusos indesejados, mantendo o seu quintal saudável. Em primeiro lugar, é necessário evitar deixar o solo úmido demais ou a água parada, dado que qualquer acúmulo de água pode se tornar o local de reprodução perfeito para insetos e doenças.
Ademais, você pode testar o cultivo de plantas que são repelentes naturais, ou seja, plantas que naturalmente afastam as pragas. É válido abrir espaço nos canteiros para algumas delas, como hortelã, manjericão, boldo, lavanda e alecrim. Outra dica muito importante é o investimento em serviços de dedetização realizado por profissionais confiáveis, combinando métodos preventivos e medidas de controle de pragas.
Conte com os serviços da Insect Bye
Entendeu como lidar com pragas de jardins? Com as estratégias certas, você pode proteger suas plantas e manter um jardim saudável. Se você precisar de ajuda com isso, não pense duas vezes antes de chamar a Insect Bye. Temos mais de 25 anos de experiência no mercado de controle de pragas.
E lembre-se: prevenir é sempre a melhor opção! Desfrute de toda a beleza que um jardim livre de pragas pode proporcionar. Entre em contato agora mesmo e saiba mais informações sobre os nossos serviços.