Conheça nosso Blog
conhecendo os insetos: cupins
Publicado em 13 de dezembro de 2018

Conhecendo os insetos: ciclo de vida dos cupins

Os cupins são pragas urbanas que causam grandes prejuízos em residências, empresas e condomínios. Por ser uma espécie que invade cada vez mais os ambientes urbanos, a melhor solução é optar por uma descupinização, método que visa eliminar cupins. Mas, antes disso, o mais indicado é conhecer essa espécie para observar suas características de desenvolvimento. Por isso, a Insect Bye preparou este artigo para explicar o ciclo de vida dos cupins. Confira!

Saiba como funciona o ciclo de vida dos cupins

Os cupins são divididos em diferentes tipos de espécies e cada uma possui características de desenvolvimento diferentes. Esses insetos possuem ótima organização nas suas colônias e realizam o que chamamos de metamorfose incompleta. Logo, o ciclo de vida dos cupins se resume em: ovo, larva, ninfa e adulto.

sabe como funciona o ciclo de vida dos cupins?

Ovos

O ciclo de vida dos cupins começa com a cópula entre o rei e a rainha, que são os responsáveis pela reprodução. Após a fertilização, a fêmea põe os primeiros ovos em locais escondidos e protegidos da luz do sol. Os ovos são brancos, ovais e bem pequenos e, geralmente, são postos dentro do solo ou alvenarias. O desenvolvimento embrionário dos novos indivíduos é longo, podendo demorar de 24 a 90 dias.

Larvas

Dos ovos, eclodem as primeiras larvas, bem parecidas com os adultos, apesar de apresentarem diferenças morfológicas. Elas ainda são imaturas, não são pigmentadas e não possuem brotos alares. Nesta fase ocorrem sucessivas ecdises, processo que se caracteriza pela troca do exoesqueleto para que os artrópodes possam crescer.

Ninfas

Entre duas ecdises, ocorre um estágio chamado ínstar, que forma um jovem denominado ninfa. Nesta fase, as ninfas possuem características peculiares, como presença de olhos e brotos alares. Elas vão crescer e sofrer várias mudas para desenvolver novos membros da colônia em uma das castas dos cupins adultos, definidas de acordo com as funções.

Adultos

Nesta etapa do ciclo de vida dos cupins, eles tornam-se, finalmente, adultos. As colônias são divididas em três castas. São elas: operários, soldados e cupins reprodutivos. Este último refere-se ao novo rei e rainha que vão produzir uma nova colônia.

Operários

os tipos no ciclo de vida dos cupins

Os cupins operários são divididos em dois grupos: operários verdadeiros e operários funcionais. Eles representam a maioria da colônia e são responsáveis pela construção de túneis e câmaras, além de alimentar outras castas. São brancos e navegam com suas antenas, já que são cegos. São considerados os mais destrutivos, pois devem levar alimentos à colônia.

Soldados

Os soldados têm uma coloração amarelo-castanho, cabeças grandes e mandíbulas largas. Eles são úteis para a proteção da colônia, agindo contra formigas e outros predadores. Entretanto, eles são incapazes de se alimentarem sozinhos e, por isso, precisam da ajuda dos cupins operários.

Rainhas

rainhas e o ciclo de vida dos cupins

A rainha está no centro do ciclo de vida dos cupins. Ela é responsável pela reprodução e crescimento da colônia, assim como pela postura de todos os ovos. Para isso, ela precisa do acasalamento frequente com o rei. Caso seja necessário, uma colônia pode ter mais de uma rainha para ajudar no seu desenvolvimento.

Locais com temperaturas altas e elevada taxa de umidade favorecem a reprodução, pois permitem a postura de ovos durante todo o ano. Por isso, em condições climáticas ideais, a rainha pode sobreviver até 30 anos e colocar até 60.000 ovos por vida.

Dedetização de cupins no Rio de Janeiro

Entendeu como é o ciclo de vida dos cupins que estão invadindo sua casa? Agora que você os conhece, chegou a hora de exterminá-los de vez! Para isso, você pode contar com os serviços da Insect Bye, a sua dedetizadora no Rio de Janeiro. Realizamos dedetização de diferentes tipos de cupins em residências, condomínios e empresas. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos métodos de eliminação de pragas urbanas!

CategoriasPosts RecentesTags