Pernilongo da dengue: conheça os principais mitos e verdades!
Desde que a temperatura subiu, subiram também os casos de dengue no Rio de Janeiro. Mas, com tantas fake news na internet, às vezes fica difícil saber o que é realmente verdade e o que não é. Pensando em ajudar na conscientização da população e melhoria da qualidade de vida de todos, a Insect Bye preparou esse artigo com os principais mitos e verdades sobre o pernilongo da dengue. Leia o texto, entenda os equívocos comuns e nos ajude a promover práticas de prevenção mais eficazes.
6 mitos e verdades sobre o pernilongo da dengue
1- Apenas pernilongos fêmeas transmitem a dengue
Verdade! Se você contraiu a doença foi porque uma fêmea te picou. Apenas as fêmeas do mosquito Aedes aegypti, que são as hematófagas, podem transmitir o vírus da dengue ao picar um hospedeiro humano.
2- O pernilongo da dengue voa grandes distâncias para picar
Mito! O Aedes aegypti tem um raio de voo relativamente curto, geralmente, cerca de 100 a 200 metros. Portanto, a fonte de infecção normalmente está próxima da área onde a pessoa foi picada. Dessa forma é sempre muito importante que você acabe com os focos e não deixe água parada no quintal ou em vasos de plantas.
3- Usar repelente é suficiente para evitar picadas de pernilongos da dengue
Meia verdade! Embora o uso de repelentes seja eficaz, a proteção ideal contra picadas de mosquitos envolve uma abordagem integrada. Geralmente é indicado incluir o uso de telas mosquiteiros em janelas, roupas de manga comprida e a eliminação de criadouros de mosquitos.
4- Pernilongos da dengue se reproduzem apenas em água limpa
Mito! Muita gente acha que o Aedes aegypti só pode se reproduzir em recipientes com água limpa ou parada, como vasos de plantas, pneus velhos, caixas d’água e calhas entupidas, por exemplo. Mas, a verdade é que até mesmo em água suja e poluída eles conseguem se reproduzir.
5- O pernilongo da dengue só pica à noite
Mito! O pernilongo da dengue é mais ativo nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, mas também podem picar à noite. Portanto, a proteção é necessária durante todo o dia.
6- Nem todos os mosquitos são perigosos para a transmissão da dengue.
Verdade! Apenas o Aedes aegypti e, em algumas regiões, o Aedes albopictus são vetores conhecidos da dengue. Outros tipos de mosquitos não transmitem o vírus. Mas, de uma forma geral, a dedetização pode ajudar acabar com o foco de todos os mosquitos e outros insetos deixando a sua casa e sua família mais protegida.
A Insect Bye acaba com o pernilongo da dengue!
Quer garantir a máxima proteção contra o pernilongo da dengue? Fale com a Insect Bye. Nossa empresa de dedetização no RJ possui mais de 20 anos de experiência de mercado. Contamos com uma equipe capacitada para oferecer o melhor resultado, com eficiência e segurança.
Entre em contato e faça um orçamento!