Conheça nosso Blog
picadas de mosquitos
Publicado em 30 de novembro de 2017

Quais repelentes não evitam picadas de mosquitos?

De acordo com uma pesquisa publicada pela Universidade de Oxford, no Journal of Insects Science, em fevereiro de 2017, muitos produtos que prometem repelir insetos, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, não funcionam de verdade. 11 tipos de repelentes para evitar picadas de mosquitos foram testados, entre eles, a vela de citronela, e a grande maioria apresentou resultado insuficiente.

O estudo teve uma participação de voluntários, colocados em um túnel ventilado, a uma distância de, mais ou menos, um metro dos mosquitos. A eficácia dos repelentes era avaliada de acordo com a distância que os mosquitos se mantinham das vítimas.

Para saber mais sobre esse estudo e se certificar de que você usa um repelente realmente eficiente contra picadas de mosquitos, acompanhe este artigo da Insect Bye. Confira!

Produtos para evitar picadas de mosquitos e sua eficácia

Produtos com baixa eficácia

Repelentes à base de hortelã-pimenta, capim-limão e icaridina, substância que pode ser encontrada na pimenta, apresentam baixa eficácia contra picadas de mosquitos.

A vela de citronela, quando combinada com a pele humana, atraiu mais mosquitos do que apenas um humano sozinho. No entanto, não houve uma diferença estatisticamente significativa. Outros produtos que possuem citronela na composição e também geraniol não apresentaram um efeito significativo contra as picadas de insetos.

Produtos com eficácia comprovada

Apesar da grande maioria dos resultados negativos, o teste comprovou que repelentes a base de DEET e PMD (óleo de eucalipto-limão), são realmente eficazes e possuem uma grande duração, reduzindo em 60% a atração dos mosquitos.

Quais repelentes funcionam contra o mosquito de dengue?

De acordo com Nancy Bellei, coordenadora da Sociedade Brasileira de Infectologia e professora da Unifesp, nem todos os repelentes industriais são eficazes contra picadas de mosquitos da dengue, ou seja, o Aedes aegypti. Segundo ela, os repelentes naturais funcionam por cerca de 20 minutos e evaporam. No caso dos industriais, a duração é um pouco maior, mas somente os que são à base de icaridina ou picaridina apresentam eficácia contra o Aedes. Os demais, ou apresentam resistência do organismo, ou concentrações muito baixas de produtos ativos que são permitidos no Brasil.

repelentes que não evitam picadas de mosquitos

Ainda que alguns repelentes não sejam eficazes contra as picadas de mosquitos, existem outros meios de evitar que esses seres fiquem livres para transmitir doenças para você e sua família.
Uma maneira de se livrar de insetos incômodos e transmissores de doença é a dedetização.

Com 20 anos no mercado, a Insect Bye é uma dedetizadora referência no Rio de Janeiro, e nossa empresa possui equipamentos especializados e uma equipe treinada para a aplicação do combate às pragas e está apta a fazer serviços como dedetização, desratização e descupinização.

Entre em contato conosco, conheça os nossos serviços e peça um orçamento!

Links úteis:
dedetização rj
dedetização rio de janeiro
dedetizadora do RJ

CategoriasPosts RecentesTags