Conheça nosso Blog
diferença entre mosquito e pernilongo
Publicado em 20 de setembro de 2018

Você sabe qual a diferença entre mosquito e pernilongo?

Segundo o portal de notícias EXAME, o número de casos de chikungunya aumentou significativamente em 2018 no Rio de Janeiro. Essa estatística causa preocupação quanto à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus CHIKV, causador da doença. Por isso, é essencial que as pessoas saibam a diferença entre mosquito e pernilongo para se prevenirem adequadamente.

O mosquito Culex, mais conhecido como muriçoca ou pernilongo doméstico, e o Aedes aegypti são insetos parecidos fisicamente, mas apresentam muitas diferenças. Cor, tamanho e comportamento são algumas das caraterísticas que são distintas entre as espécies. Conhecer as particularidades de cada inseto ajuda a identificar se ele poderá causar doenças, como a dengue e a zika.

Se você deseja saber de uma vez por todas qual a diferença entre mosquito e pernilongo, continue lendo este artigo da Insect Bye!

Conheça a diferença entre mosquito e pernilongo

Características do Culex quinquefasciatus

Diferença entre mosquito e pernilongo Culex

O Culex quinquefasciatus é uma espécie de pernilongo doméstico tropical encontrado em residências de todo o território brasileiro. O inseto, também conhecido como muriçoca, é antropofílico, ou seja, se alimenta do sangue de seres humanos. Essa é a principal semelhança com o Aedes aegypti, assim como a preferência por locais quentes e úmidos. Contudo, a diferença entre mosquito e pernilongo é bem expressiva, ainda mais quando todas as características de ambos são observadas.

Os pernilongos Culex medem de 4 mm a 10 mm, possuem coloração marrom e são bem mais agressivos que os mosquitos Aedes. Eles costumam picar os humanos à noite, durante o repouso, porém também podem atacar de dia. Geralmente, preferem criadouros com águas poluídas e grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, como esgotos. Os ovos da muriçoca têm formato de jangada, por estarem todos juntos, e são depositados diretamente na água. Além disso, seus ovos não sobrevivem fora d’água.

O gás carbônico emitido na respiração humana atrai o pernilongo Culex e, por conta disso, é normal ouvir zumbidos perto do ouvido quando estão procurando um local para picar. Diferentemente do Aedes aegypti, eles voam alto e possuem uma picada dolorida que coça bastante.

O pernilongo é capaz de transmitir Filariose, doença conhecida como elefantíase, que provoca inchaço nas pernas, braços e órgãos genitais. Ele é o vetor do parasita responsável pela enfermidade, o nematóide Wuchereria bancrofti, que afeta o sistema linfático do ser humano. Portanto, é recomendável reconhecer a diferença entre mosquito e pernilongo, de acordo com as particularidades citadas anteriormente. Desse modo, você pode identificar qual espécie está na sua casa e combater o pernilongo com a dedetização mais adequada.

Características do Aedes aegypti

Diferença entre mosquito e pernilongo Aedes

O Aedes aegypti é uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente da África, muito comum em regiões tropicais como o Brasil. Popularmente conhecido como mosquito da dengue, o inseto se alimenta de sangue humano para produzir seus ovos. Além disso, é adaptado às áreas urbanas e é considerado o maior vetor de vírus de doenças graves, como dengue, chikungunya, febre amarela e zika.

O mosquito Aedes mede de 4 mm a 6 mm e apresenta coloração preta com listras brancas no corpo e nas pernas, além de possuir uma parte vermelha (bolsa de sangue cheia). Apenas as fêmeas da espécie picam, já que os machos não se alimentam de sangue. Elas possuem hábitos diurnos, atacando nas primeiras horas do dia e voltando à atividade no fim da tarde. Assim, evitam o calor excessivo durante o dia.

É nas residências que o Aedes encontra o maior número de criadouros, já que tem preferência água parada e limpa para reprodução. Porém, muito especula-se que larvas do mosquito já foram encontradas em água poluída. As fêmeas depositam de 100 a 150 ovos nas paredes dos reservatórios, que podem sobreviver por mais de um ano, caso haja acúmulo de água. Os principais locais utilizados como criadouros do mosquito são pneus velhos, garrafas com água, caixas d’água destampadas, entre outros.

Uma diferença entre mosquito e pernilongo importante é o comportamento de ataque. O Aedes aegypti é bem mais discreto e ágil que o Culex quinquefasciatus, pois voa mais baixo e não produz zumbidos. Além disso, sua picada é indolor e não produz coceira. Os mosquitos da dengue picam mais pés, tornozelos e pernas, já que eles voam menos de meio metro.

Livre-se de mosquitos e pernilongos com ajuda da Insect Bye!

Agora que você sabe as principais diferenças entre mosquitos e pernilongos, é hora de exterminá-los de vez. Para isso, conte com a dedetização da Insect Bye! Somos uma empresa dedetizadora do Rio de Janeiro que atua com controle de pragas urbanas, como insetos e roedores. Também realizamos limpeza de caixa d’água, desratização e descupinização. Entre em contato conosco e saiba como poderemos lhe ajudar.

CategoriasPosts RecentesTags