Conheça nosso Blog
Publicado em 03 de novembro de 2014

Cupins de lâmpada: danos causados por essa praga

Com a chegada do verão se aproximando, é comum encontrarmos vários “bichinhos” voando ao redor das lâmpadas das nossas casas. Esses insetos são na verdade cupins – sim, os mesmos que destroem os seus objetos de madeira e seus livros! Também conhecidos como “siriri”, “sarará” ou “aleluias” em algumas regiões do Brasil, os cupins de lâmpada nada mais são do que a casta reprodutora de sua espécie (as colônias de cupins dividem-se, basicamente, em três castas: obreiros, soldados e reprodutores), que tentará se instalar em locais apropriados para iniciar uma nova colônia.

Os cupins de lâmpada podem ser vistos em revoadas durante a primavera e o verão – épocas quentes e úmidas, propícias para o acasalamento. Considerado por algumas pessoas como um fenômeno bonito, a revoada é na verdade o prenúncio de um desastre. Isso porque, vários insetos se valem deste comportamento para buscarem a reprodução da colônia original. Ou seja, cada um daqueles insetos é, na verdade, um potencial fundador de uma nova colônia de cupins!

Após a revoada, quando pousam no solo para procurar um abrigo e formar novo ninho, os cupins reprodutores forçam as asas contra a superfície e a quebram, pois já desempenharam o seu papel no voo. Se o casal não tiver se encontrado durante o voo, a fêmea, já no solo, libera um feromônio sexual que irá atrair o macho. Ao se encontrarem, partem para procurar um local seguro para o acasalamento. Após a identificação do abrigo (madeira ou solo, dependendo da espécie do cupim) macho e fêmea se acasalam e iniciam a nova colônia dando início à postura de ovos – o que significa novos cupins que sairão em busca de comida, o que resultará, quase sempre, em estragos.

Além dos enormes prejuízos materiais, infestações de cupins podem causar graves reações alérgicas ou ataques de asma, tendo em vista os resíduos de poeira e partículas liberados durante a mastigação de madeira e celulose pelas colônias. Sem contar o incômodo que é uma nuvem de cupins voando dentro da sua casa ao redor das lâmpadas. Por isso é tão importante exterminar essa praga.

Como combater cupins de lâmpada

Mantenha portas e janelas fechadas durante a revoada, que dura pouco mais que uma hora. Deixe também o menor número possível de luzes acessas dentro de casa, já que o voo desses insetos é direcionado pela luz.

Na hipótese dos cupins de lâmpada entrarem em sua casa, uma medida caseira e eficaz é colocar uma bacia com água embaixo da lâmpada – os insetos serão atraídos pelo reflexo da luz na água; assim, mergulharão na bacia e morrerão afogados.

A melhor forma de combate, entretanto, ainda é a dedetização preventiva do imóvel. Isso evita tanto o surgimento de novas pragas, quanto elimina as colônias que por ventura já existam no local. Para uma descupinização de qualidade no RJ, chame a Insect Bye.

Links úteis:

dedetizadoradedetização rjdesratização.

CategoriasPosts RecentesTags