danos causados pelos cupins de lâmpada
Publicado em 03 de novembro de 2014

Conheça os danos causados pelos cupins de lâmpada

Você já reparou vários “bichinhos” voando ao redor das lâmpadas da sua casa, especialmente no verão? Pois bem, esses insetos são, na verdade cupins – sim, os mesmos que destroem os seus objetos de madeira e seus livros! Também conhecidos como “siriri”, “sarará” ou “aleluias” em algumas regiões do Brasil, os cupins de lâmpada são consideradas pragas urbanas. E, assim como as outras (como baratas, ratos, etc.), também causam danos em casa e apartamento. Conheça os principais prejuízos causados por esses cupins e veja como se livrar deles!

Conheça melhor os cupins de lâmpada

Conheça melhor os cupins de lâmpada

A princípio, é válido destacar que as colônias de cupins dividem-se, basicamente, em três castas: obreiros, soldados e reprodutores. Os cupins de lâmpada nada mais são do que uma casta reprodutora de sua espécie, mas na forma alada. Ou seja, com asas. Esses insetos tentam se instalar em locais apropriados para iniciar uma nova colônia.

Revoada

Os siriris podem ser vistos em revoadas durante a primavera e o verão – épocas quentes e úmidas, propícias para o acasalamento. Em geral, os cupins de lâmpada costumam invadir as casas à noite.

Considerado por algumas pessoas como um fenômeno bonito, a revoada é na verdade o prenúncio de um desastre. Isso porque, vários insetos se valem deste comportamento para buscarem a reprodução da colônia original. Ou seja, cada um daqueles insetos é, na verdade, um potencial fundador de uma nova colônia de cupins!

Reprodução

Após a revoada, os cupins de lâmpada pousam no solo para para procurar um abrigo e formar um novo ninho. Longe do cupinzeiro onde nasceram, eles forçam as asas contra a superfície e a quebram, pois já desempenharam o seu papel no voo.

Se o casal não tiver se encontrado durante o voo, a fêmea, já no solo, libera um feromônio sexual que irá atrair o macho. Ao se encontrarem, partem para procurar um local seguro para o acasalamento.

Colônia

O casal real inicia a escavação de uma galeria que termina numa cavidade mais ampla chamada câmara nupcial. Lá, após alguns dias, ocorre a primeira cópula e a fêmea coloca os primeiros ovos. Cerca de um mês após a postura, aparecem as primeiras formas jovens que serão criadas pelo casal real. Esta etapa significa que novos cupins sairão em busca de comida, o que resultará, quase sempre, em estragos.

Danos causados pelos cupins de lâmpada

Os cupins de lâmpada causa enormes prejuízos materiais, já que essa espécie costuma fazer seus ninhos em móveis. Além disso, eles se alimentarem de qualquer material que seja feito à base de celulose, como livros, quadros, estruturas de madeira, etc. Restos de obra com concreto, por exemplo, não são alvo de consumo, e sim de ninho.

As infestações de cupins também podem causar graves reações alérgicas ou ataques de asma, tendo em vista os resíduos de poeira e partículas liberados durante a mastigação de madeira e celulose pelas colônias. Sem contar o incômodo que é uma nuvem de cupins voando dentro da sua casa ao redor das lâmpadas. Por isso é tão importante exterminar essa praga.

Como combater cupins de lâmpada

Como combater cupins de lâmpada

Medidas de rotina

Para se livrar da revoada de cupins de lâmpada dentro de casa com a chegada dos primeiros indivíduos, feche as portas e janelas. Deixe também o menor número possível de luzes acesas dentro de casa, já que o voo desses insetos é direcionado pela luz. Por isso, eles aparecem sempre nas lâmpadas da nossa casa – eles não sabem que aquela é uma luz artificial.

Na hipótese dos cupins de lâmpada entrarem em sua casa, uma medida caseira e eficaz é colocar uma bacia com água embaixo da lâmpada. Os insetos serão atraídos pelo reflexo da luz na água; assim, mergulharão na bacia e morrerão afogados.

Dedetização profissional

A melhor forma de combate, entretanto, ainda é a dedetização preventiva do imóvel. Isso evita tanto o surgimento de novas pragas, quanto elimina as colônias que por ventura já existam no local. O serviço de descupinização é específico para acabar com cupins de lâmpada, de solo e de madeira seca.

Durante o procedimento, são utilizadas diferentes técnicas de aplicação, com injeção ou pulverização de inseticida líquido. O método ideal será indicado pela dedetizadora após uma rígida avaliação no local da infestação.

Conte com a Insect Bye para eliminar cupins de lâmpada

A Insect Bye é uma dedetizadora com mais de 20 anos de experiência. Oferecemos descupinização em residências, condomínios e empresas de toda a capital do Rio de Janeiro. Além de eliminar os temidos cupins, também atuamos no controle de baratas, roedores, pulgas, moscas, mosquitos, formigas, etc. Contamos com os melhores produtos e profissionais do mercado para entregar um resultado incontestável! Ficou curioso? Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!

Gostou deste artigo? Continue lendo conteúdos relacionados no blog da Insect Bye! Confira os nossos últimos artigos: