Curiosidades

O que acontece quando uma mosca pousa na comida?

Durante as refeições, é comum que as pessoas tomem conta dos seus pratos com medo de algum inseto tocar no seu alimento. A verdade é que esses seres pequenos que invadem sua casa são sujos, inconvenientes e prejudicam a saúde humana. Você já parou para pensar no que acontece quando a mosca pousa na comida? Acredite, é algo surpreendente! Continue a leitura para descobrir.

A mosca pousa na comida: e agora?

Em geral, as moscas que aparecem na nossa casa são as moscas domésticas. Seu nome científico é Musca domestica linnaeus. Elas não são venenosas e não têm dentes, ou seja, sua dieta é preferencialmente líquida. Por conta disso, as moscas não conseguem comer os alimentos presentes na nossa dieta — em sua maioria, alimentos sólidos. Entretanto, deixam rastros por onde passam. É nesta hora que a mosca pousa na comida.
As moscas transitam entre o lixo e, consequentemente, colocam as patas na sujeira. Depois, esses insetos voam no seu prato e vomitam para quebrar o alimento. A saliva das moscas possui substâncias que fragmentam o alimento até que ele fique líquido o suficiente para ser ingerido. Enquanto comem, as moscas também podem defecar ou, caso for uma fêmea, podem depositar ovos.

Doenças

As moscas podem comer alimentos em decomposição e fezes de animais. Isso faz com que elas sejam transmissoras de agentes patógenos que podem causar problemas de saúde. Por exemplo, intoxicação alimentar, infecções respiratórias, cólera, diarreia, disenteria e febre tifoide.

Ovos

Além de contaminarem os alimentos e provocarem doenças, as moscas fêmeas também podem colocar ovos na comida. Elas são conhecidas como moscas-varejeiras. Uma única mosca pode colocar 120 ovos de uma só vez. Se uma pessoa engolir esses ovos acidentalmente, as larvas podem se hospedar no seu intestino e devorar seus tecidos, causando lesões e infecções. Portanto, quando uma mosca pousa na comida, ela pode estar procurando um local para continuar sua linhagem, e não apenas se alimentar.

O que fazer?

A mosca pousa na comida e você não sabe o que fazer. E agora?
Bom, a primeira dica é simples: pare de comer imediatamente! Apenas o toque de 1 segundo da mosca na sua refeição é capaz de transferir todos os germes que ela possui. A transmissão dos microrganismos é feita pelas pernas e pequenos pelos espalhados sobre seu corpo.

Dedetização de moscas

Em conclusão, a melhor forma de evitar um momento desconfortável como quando a mosca pousa na comida é eliminá-la de uma vez! Para isso, a melhor solução é optar por uma dedetização  profissional. A Insect Bye é uma dedetizadora de referência no mercado do Rio de Janeiro. Contamos com os melhores métodos para realizar o controle de moscas em residências, indústrias e comércios.
Além disso, também realizamos descupinização, desratização, dedetização baratas e limpeza de caixa d’água. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.

Comparti-lhe

Artigos recentes

O que são tatuzinhos e como expulsar eles da sua casa?

Você sabe quem são aqueles insetinhos em forma de bola que surgem por aí? Entenda…

% dias atrás

Como fugir do estresse provocado por ataques de moscas em casa?

Querendo fugir de ataques de moscas na sua casa? Confira os truques que a Insect…

% dias atrás

Entenda já o que fazer em caso de picada de marimbondo amarelo!

Sofreu a picada de marimbondo amarelo recentemente? Confira o artigo e saiba o que fazer…

% dias atrás

A Insect Bye conta quantos filhotes um escorpião pode ter!

Aracnídeos: você sabe quantos filhotes um escorpião pode ter? No artigo, esclarecemos e damos dicas…

% dias atrás

Pernilongo da dengue: conheça os principais mitos e verdades!

Com o clima mais quente, o pernilongo da dengue é visita frequente. Veja os principais…

% dias atrás

Dedetização de ratos: por que e onde fazer?

Também chamada de desratização, a dedetização de ratos é uma técnica bem eficiente. Entenda mais…

% dias atrás