Conheça nosso Blog
informaçõe sobre a mosca varejeira
Publicado em 20 de setembro de 2018

Mosca varejeira: tudo o que você precisa saber!

Você sofre com a infestação de mosca varejeira na sua casa? Se sim, saiba que essa situação é normal! Essa espécie invade residências com frequência em busca de comida e abrigo. A mosca varejeira pode provocar doenças em mamíferos, incluindo seres humanos, e levar o hospedeiro à morte. Portanto, o cuidado com essa praga urbana deve ser redobrado com algumas medidas preventivas, como não deixar comida exposta. Leia este artigo da Insect Bye e saiba tudo sobre o inseto: habitat, ciclo de vida, doenças causadas por ele, prevenção e dedetização.

Saiba tudo sobre a indesejável mosca varejeira

Conheça mais detalhes sobre a mosca varejeira

Características

A Dermatobia hominis, popularmente conhecida no Brasil como mosca varejeira, é um inseto muito comum em áreas urbanas. Ela possui cor azul ou verde-metálico, tem cerca de 1,5 cm de comprimento e apresenta aparelho bucal atrofiado e não funcional. Também é conhecida como mosca-berneira, pois utiliza o corpo de um hospedeiro para depositar seus ovos.

Habitat

A mosca varejeira é encontrada em ambientes sujos com matéria orgânica em decomposição, como lixo, aterros sanitários e esgotos. Ela procura locais onde possa se alimentar e se reproduzir, sendo atraídas por matadouros de gado, cadáveres humanos e restos de comida. Inclusive, fezes e urinas expostas são fatores que propiciam a proliferação de moscas-berneiras.

Doenças

As bactérias se alojam no corpo das varejeiras e, quando estas pousam sobre a comida, contaminam os alimentos com impurezas. As moscas carregam mais de 300 tipos de agentes patogênicos que causam diversas doenças que afetam os seres humanos. Por exemplo, infecções no estômago, intoxicações, diarreia, pneumonia, gastrite, úlcera e larvas de berne.

Além disso, as moscas-berneiras utilizam qualquer animal de sangue quente, como mamíferos e seres humanos, para depositar seus ovos onde há alguma ferida aberta. Dos ovos nascem larvas esbranquiçadas, que invadem a pele do hospedeiro e se alimentam de seus ossos, nervos e cartilagens. A proliferação de larvas de mosca em tecido vivo é chamada de miíase, e a infestação causada pelo parasita da mosca varejeira é conhecida como berne.

Há dois tipos de miíase provocadas pelas moscas varejeiras: a cutâneo-traumática e a nasofaringeana. A primeira ataca a pele, e a segunda ocorre em casos de secreção nasal. Caso não seja combatida a tempo, a miíase nasofaringeana pode levar o indivíduo hospedeiro à morte.

Ciclo de vida

A mosca varejeira vive, aproximadamente, de 10 a 30 dias. Seu ciclo de vida passa por 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto. Elas depositam seus ovos sobre tecidos lesionados de hospedeiros e em carnes/alimentos em decomposição. Durante sua curta vida, uma fêmea varejeira pode colocar até 1000 ovos, que eclodem em um período de 18 horas após a postura.

Após saírem dos ovos, as larvas se alimentam de tudo o que veem pela frente. Em seu terceiro dia de vida, sua camada externa endurece formando um casulo, e elas se enterram no solo. Em um período de 3 a 6 dias, elas ficam imóveis e sem se alimentar. Depois da fase pupal das moscas, a metamorfose está completa e a varejeira se transforma em um inseto adulto com asas. A partir disso, vivem por mais 25 dias e morrem.

Prevenção

Caso você tenha algum ferimento aberto sobre a pele, é imprescindível tratá-lo com antissépticos e não deixá-lo exposto. Quando o local machucado está sangrando e desprotegido, a mosca varejeira faz dele seu criadouro para produzir suas larvas de berne. Portanto, vá ao médico imediatamente para tratar qualquer sinal de infecção cutânea causada pela presença de bernes.

A picada de insetos em pets é muito comum, e cachorros são um dos animais mais afetados pela berne. Por isso, locais onde animais de estimação fazem suas necessidades devem ser limpos diariamente para evitar o acúmulo de excrementos. Recolha lixos, restos de comidas e insetos mortos que possam atrair as moscas varejeiras. Ter algumas plantas repelentes de insetos no jardim da sua residência também é uma ótima dica para prevenção de mosca varejeira.

Dedetização de mosca varejeira é com a Insect Bye

dedetização de mosca varejeira

Se você deseja acabar com as moscas-berneiras de uma vez por todas, a melhor opção é fazer uma dedetização. O processo é feito por especialistas no assunto, que utilizam produtos químicos e equipamentos de ponta para exterminar os focos de mosca varejeira. Além disso, o procedimento previne uma futura infestação que possa ocorrer dentro e fora de casa.

Para contratar os serviços de dedetização mais eficientes do Rio de Janeiro, conte com a Insect Bye! Somos uma empresa dedetizadora que realiza o controle de diversos tipos de pragas urbanas, inclusive mosca varejeira. Atuamos com profissionais capacitados e produtos específicos para prevenir proliferação de insetos indesejáveis em sua residência. Entre em contato conosco e saiba como poderemos lhe ajudar.

Gostou deste artigo? Então, continue a leitura no blog da Insect Bye! Lá, você encontra conteúdos relacionados, como métodos para espantar moscas e tipos de moscas, além de artigos sobre outras pragas urbanas. Não deixe de conferir!

Categorias Posts Recentes Tags