Conheça nosso Blog
Publicado em 19 de julho de 2017

Por que algumas pessoas sofrem mais ataques de mosquitos?

Curiosamente, algumas pessoas sofrem mais ataques de mosquitos do que outras. O senso comum diz que esses indivíduos têm um “sangue bom” para picadas de insetos. Mas, será mesmo que essa afirmação tem fundamento? Bom, com os estudos feitos até o momento, pode-se dizer que o tipo sanguíneo e o odor corporal tornam um indivíduo mais suscetível aos ataques de mosquitos.
Para saber mais sobre esse assunto, fique atento às informações que nós, da Insect Bye destacamos para você. De uma vez por todas você saberá o porquê de certas pessoas sofrerem mais ataques de mosquitos do que outras.

O que favorece os ataques de mosquitos?

Tipo sanguíneo O

Foi publicado, em 1972, um estudo no periódico Nature que indicava a preferência dos mosquitos pelo sangue do tipo O. Na ocasião, as cientistas Corinne Wood e Caroline Dore avaliaram como 20 mosquitos fêmeas reagiram às pessoas de diferentes tipos sanguíneos. As pesquisadoras perceberam que, na maioria das vezes, os mosquitos eram atraídos por indivíduos com o tipo sanguíneo O.

Para saber mais sobre a preferência dos mosquitos pelo tipo O de sangue, pesquisadores japoneses desenvolveram, em 2004, um teste com 64 pessoas. Eles expuseram os indivíduos aos mosquitos fêmeas e constaram que os insetos, mais uma vez, se aproximaram de participantes com o tipo O. De acordo com as suas avaliações, os cientistas identificaram que os mosquitos se sentiam atraídos por pessoas que secretavam sacarídeos (açúcares) pela pele.

Consumo de cerveja

Além do tipo sanguíneo, o consumo de cerveja contribui para o ataque de insetos, principalmente os mosquitos. É o que conta os estudo feito, em 2002, pela Toyama Medical and Pharmaceutical University, no Japão. Isso ocorre porque, ao consumir cerveja, o sangue fica mais “adocicado”. Em outras palavras, o fenômeno acontece porque a cerveja é composta por álcool e açúcares. Ao consumir a cerveja, a pessoa acaba secretando essas substâncias pelos poros, tornando-se um chamariz para os mosquitos.

Visão dos mosquitos

A maior parte dos insetos possui um sistema de visão bastante sensível ao ambiente. Mas, os mosquitos, em especial, são bastante visuais. Para não se depararem com a ação dos ventos, esses seres voam baixo, acompanhando a silhueta da “vítima”. Na visão desses insetos, os tons escuros se sobressaem e as tonalidades claras misturam-se ao ambiente.

Genes relacionados ao odor

Pesquisadores da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos constataram a preferência dos mosquitos por indivíduos com um determinado tipo de genes. Eles fizeram um testes com gêmeos idênticos, os quais têm a mesma carga genética e doadores parecidos. Os estudiosos perceberam que os mosquitos se dividiram entre os dois participantes.

aprenda a deter os ataques de mosquitos

O que fazer para evitar os ataques de mosquitos?

Colocar de telas em residências

Residências próximas a áreas florestais, inevitavelmente, ficarão expostas aos ataques de mosquitos. Por outro lado, existem artifícios que dificultam a entrada desses insetos nas moradias. As telas, quando colocadas em portas e janelas, são ótimas para fazer a contenção desses seres. No entanto, é importante ressaltar que elas não impedem totalmente que os mosquitos entrem nas residências.

Uso de repelentes

O uso de repelentes tem a sua importância, mas não pode ser empregado sozinho. Afinal, o produto protege a pele por algumas horas contra a ação dos insetos, mas não impede totalmente a ocorrência de picadas. Além disso, os repelentes não eliminam esses seres, eles apenas dificultam seus ataques. Lembrando que é preciso ver no rótulo a composição desses produtos porque algumas pessoas têm alergias à composição dos repelentes.

Dedetização

Além de combater diretamente os ataques de mosquitos, a dedetização elimina os focos de reprodução, impedindo que esses insetos se multipliquem rapidamente. Colocar areia nos pratinhos das plantas e evitar a concentração de água em potes continua sendo essencial, mas, com a ajuda de uma empresa de dedetização, o controle de insetos torna-se ainda mais incisivo.

Não podemos negar que a dedetização tem um papel fundamental na prevenção contra os ataques de mosquitos. Contudo, precisamos lembrar que o combate a esses insetos só será eficiente se for empregado da maneira correta por profissionais capacitados. Por isso, nós, da Insect Bye, priorizamos cada vez mais o treinamento de nossos profissionais. Auxiliados por equipamentos de ponta, nossos funcionários vão até a sua residência para impedir os ataques de mosquitos. Para saber mais sobre nossos serviços entre em contato conosco, somos uma dedetizadora que atende a toda a cidade do RJ!

 

Veja também:
limpeza de caixa d’água
dedetização Rio de Janeiro

CategoriasPosts RecentesTags