baratas francesinhas
Publicado em 30 de janeiro de 2020

Você conhece as baratas francesinhas?

Com a chegada do verão, as tubulações costumam sofrer aumentos expressivos em suas temperaturas. Isso faz com que muitos bichinhos fiquem atônitos e saiam em busca de comida. As baratas francesinhas também possuem esse costume! Preparamos este artigo para que você possa conhecer mais sobre elas e, assim, consiga impedir o aparecimento na sua casa! Ao final dele, veja como a Insect Bye pode te ajudar neste processo. Boa leitura!

O que é preciso saber sobre as baratas francesinhas?

Aspecto

As baratas francesinhas se diferem das baratas comuns em razão do tamanho e coloração. Elas tendem a ser bem menores. O tamanho delas, desta maneira, se limita a até 15mm. Já com relação à cor que apresentam, costumam ter tonalidade mais clara. Assim, é bem corriqueiro encontrar o tipo francesinha de cor castanho-claro com duas listras mais escuras no tórax.

Por outro lado, as francesinhas também apresentam asas, tal qual as comuns, contudo não têm a habilidade de voar. Portanto, nenhuma barata voadora pode ser classificada como barata francesinha. Já fica a dica!

Onde vivem

Buracos espalhados pelas paredes e no chão são as principais habitações de baratas francesinhas. Nestes locais elas costumam se alojar e viver, em média, 200 dias.
Devido a isso, quando se trata a respeito dessas baratinhas é necessário ficar atento aos pequenos espaços que ficam entre as cerâmicas, principalmente da cozinha onde o ambiente é úmido.

baratas francesinhas saindo da toca

Principais hábitos

As baratas francesinhas também são popularmente conhecidas como ‘’baratas de cozinha’’. Esse nome lhe foi atribuído pelo fato de viverem muito próximas aos alimentos e, também, ao homem.
Elas comum sair dos esgotos, frestas, rodapés, interruptores de luz e demais lugares onde podem viver durante o período da noite. Em caso de infestação podem, até mesmo, incidir um cheiro bastante peculiar.

Ciclo de vida

O ciclo de vida das pequenas baratinhas é algo bastante curioso. Durante todo o período gestacional elas ficam dentro de uma ooteca, que é uma espécie de casulo, posicionado no abdômen da barata-mãe. Quando ela sente que chegou a hora de dar à luz, a barata-mãe encontra um local apropriado. Neste, se dá o nascimento da prole.

Vale destacar que o período gestacional dos ovos equivale a 35 dias. A barata francesinha, de tal forma, é capaz de colocar até 50 ovos e ter 5 gestações ao ano.

Doenças que transmitem

Uma série de doenças podem ser transmitidas pelas baratas francesinhas. Algumas delas são:

  • alergias em geral;
  • intoxicação alimentar;
  • amebíase;
  • giardíase;
  • gastroenterite.

Formas de prevenir o aparecimento

aparecimento de baratas francesinhas

  • Tampe todos os buracos, na parede ou no chão, que possam servir como criadouros;
  • evite deixar alimentos expostos;
  • use lixeiras com tampas reforçadas;
  • opte por sacos de lixo reforçados.

Conheça a Insect Bye!

Gostou do nosso artigo sobre as baratas francesinhas? A Insect Bye é a empresa ideal para realizar a dedetização da sua casa. Nossos profissionais são qualificados para realizar todos os procedimentos necessários para afastar as baratinhas! Entre em contato conosco para fazer o orçamento e verificar as melhores condições para você!

Em nosso blog, veja todo o conteúdo que já preparamos para você. Lá estão: