4 A’s do controle de pragas
Publicado em 02 de fevereiro de 2021

Evite infestações! Conheça os 4 A’s do controle de pragas

As pragas urbanas são animais que infestam cidades e campos em busca de condições ideais para viver. É o caso de baratas, roedores, mosquitos, cupins, traças, entre outros. Para evitar a infestação dessas espécies em casa, é preciso se atentar aos fatores que propiciam a sua proliferação, os chamados 4 A’s do controle de pragas. Conheça-os e saiba como impedir que seu lar seja tomado por esses invasores!

Conheça agora os 4 A’s do controle de pragas!

1- Alimento

Alimento: primeiro dos 4 A’s do controle de pragas

O primeiro dos 4 A’s do controle de pragas que iremos abordar é o alimento. Baratas, formigas e roedores podem se alimentar de migalhas ou restos de comida que encontram pelo caminho. Até mesmo o lixo orgânico e embalagens mal descartadas podem servir de atrativo para essas criaturas.

Bares, restaurantes e outros estabelecimentos do ramo alimentício devem tomar um cuidado ainda maior com essa questão. Tanto para ambientes residenciais quanto para os comerciais, recomendamos que a higiene seja a maior prioridade.

Siga as nossas dicas:

  • conserve pias e fogões sempre limpos, evitando o acúmulo de sujeira;
  • descarte corretamente todos os resíduos orgânicos;
  • mantenha o lixo em sacos bem fechados, cobertos e higienizados;
  • higienize todos os utensílios e eletrodomésticos de cozinha;
  • limpe a caixa de gordura a cada 15 dias ou 3 meses, dependendo da necessidade;
  • evite deixar embalagens e restos de alimentos espalhados pela casa.

2- Acesso

As pragas urbanas entram na nossa casa ou estabelecimento através das vias de acesso que deixamos livres. Por exemplo: frestas de janelas, portas, telhados, ralos, redes de esgotos, etc.
Um dos principais cuidados que devemos ter é de não deixar espaço disponível para a passagem desses animais. Para isso, coloque em prática as seguintes ações:

  • ajuste portas e janelas aos batentes, cobrindo quaisquer frestas;
  • aperte bem as tampas da rede de esgoto;
  • conserte todas as rachaduras nas paredes;
  • use grades ou tampas para bloquear ralos e bueiros;
  • mantenha os forros bem vedados e higienizados.

Além disso, também existem insetos noturnos que são atraídos pela luz artificial. Nesse caso, indicamos que você instale telas protetoras nas aberturas das janelas.

3- Abrigo

O abrigo é o terceiro dos 4 A’s do controle de pragas. Ele consiste, basicamente, no local ideal onde os animais invasores irão instalar sua colônia para reproduzirem.

As pragas urbanas buscam lugares escuros e secos para viverem. Obviamente, cada espécie se esconde em um local diferente, dependendo da sua necessidade.

Os principais esconderijos são armários, gavetas, vasos, azulejos quebrados, vãos do assoalho, sapatos e acúmulos de entulho.

Nesse caso, a principal dica que damos para acabar com o abrigo das pragas é manter os locais sempre limpos e arejados. Além disso, verifique sempre os espaçamentos, frestas e buracos que existem no local. Com certeza, eles estão ali!

4- Água

água parada em vaso de planta

O acúmulo de água é o último dos 4 A’s do controle de pragas que iremos abordar. Esta condição é propícia para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti. Esta espécie é responsável por ser vetor da dengue, chikungunya e febre amarela.

Além de servir de local de reprodução para mosquitos, a água parada também pode saciar a sede de ratos, pombos e outras pragas.

É extremamente importante evitar o acúmulo de líquido em lugares favoráveis. Veja o que fazer:

  • higienize a caixa d’água a cada 6 meses e mantenha-a sempre tampada;
  • mantenha a piscina coberta e limpe-a com cloro regularmente;
  • elimine água parada em garrafas, pneus, vasos de flores e outros locais.

Controle de pragas é com a Insect Bye!

Está sofrendo com a infestação de alguma praga urbana e não sabe o que fazer para resolver o problema? Conte conosco! Somos uma dedetizadora do Rio de Janeiro que utiliza os melhores métodos de combate a diferentes espécies invasoras.

Aqui, temos o serviço ideal para cada necessidade que surgir na sua residência ou estabelecimento. Entre em contato conosco e conheça mais detalhes sobre os nossos serviços!

Gostou deste artigo? Acompanhe outros conteúdos exclusivos em nosso blog: