Por que contratar uma empresa especializada no controle de pragas?
Uma vez que os serviços essenciais durante o período de quarentena foram estabelecidos pelo Decreto Nº 10.282, muitas dúvidas surgiram a respeito de quais segmentos poderiam ou não manter a atuação. Coube então à Federação Brasileira das Associações de Controle de Vetores e Pragas Sinantrópicas, FEPRAG, manifestar-se para obter respostas oficiais das entidades máximas de regulamentação, ANVISA, Ministério da Saúde e Presidência da República, sobre a atividade de empresa especializada no controle de pragas. Prossiga a leitura!
Qual o papel de uma empresa especializada no controle de pragas?
A empresa especializada no controle de pragas deve ser reconhecida como um agente de atuação para a manutenção de áreas privadas ou públicas. Por essa razão, contribui para que todas as pessoas que partilhem destes ambientes estejam asseguradas de quaisquer interferências que possam lhes causar malefícios à saúde.
Ciente desta perspectiva, o pedido de pronunciamento oficial feito pela FEPRAG, que é a figura representativa das Associações de Controladores de Pragas Estaduais e Associados, buscou esclarecer dúvidas quanto a visão da ANVISA ao serviço desempenhado pelas companhias dedetizadoras, visto que não apresentavam-se como essenciais no Decreto.
A resposta foi clara: empresa especializada no controle de pragas é uma organização de suma importância para impedir o avanço de das pragas urbanas. Sendo assim, passa a ser considerada uma integrante do grupo de segmentos essenciais para manter atuação durante a época em que a pandemia do novo coronavírus encontra-se em vigor.
Separamos as principais marcas de uma empresa especializada no controle de pragas na sequência. Veja!
1- Conceder suporte a manutenção da saúde humana
Insetos e outros agentes patógenos ao entrar em contato com o homem podem ser transmissores de doenças. Desta maneira, a empresa especializada no controle de pragas assume o papel de prevenção de infecções, o que a torna uma elementar para os cuidados com a saúde.
Na nota liberada pela ANVISA à FEPRAG, esta questão foi recordada pela existência da Resolução da Diretoria Colegiada nº 52, de 22 de outubro de 2009. Ela compreende toda a questão funcional da empresa que atua no controle de pragas, inclusive, o suporte a saúde.
2- Reduzir os riscos de perdas
Outro ponto que foi mencionado no retorno que foi dado à FEPRAG é onde o controle de pragas tem a possibilidade de ser realizado enquanto existem restrições de circulação. Ficou compreendido como obrigatório em estabelecimentos como:
- restaurantes;
- hospitais;
- bares;
- supermercados.
A recomendação é que seja feito uso de saneantes, que promovem a esterilização, desinfecção e sanitização, registrados pela ANVISA nos locais listados acima.
3- Impedir o avanço das pragas
Mais uma vez, recordamos a existência de pragas portadoras de doenças que neste período podem enfraquecer o sistema imunológico humano e torná-lo fragilizado. Um exemplo é o mosquito Aedes Aegypti responsável pela transmissão de dengue, zika, febre amarela e chikungunya. As empresas especializadas no controle de pragas atuam com os aparatos necessários para impedir o avanço desta praga e outras.
Contrate a Insect Bye!
Em vista da posição favorável da Anvisa com relação ao exercício da empresa especializada no controle de pragas, garantimos a melhor experiência! A Insect Bye conta com colaboradores altamente especializados no assunto e temos como prioridade o bem-estar de nossos clientes. Contrate nosso serviço para tornar sua casa e estabelecimento ainda mais seguros. Faça um orçamento conosco!
Em nosso blog, veja mais artigos como este. Lá estão: