Curiosidades

Aranhas domésticas: o que você sabe sobre elas?

Por acaso você já mudou um móvel de lugar na sua casa e encontrou teias de aranha? Pholcus phalangioides é nome da espécie das aranhas domésticas. Elas são consideradas pragas urbanas. Neste artigo, a Insect Bye te deixa por dentro de onde elas podem ser encontradas, qual comportamento apresentam, os diferentes tamanhos, reprodução e como buscam se defender quando sentem-se atacadas.

Aranhas domésticas: entenda mais!

Onde podem ser encontradas

As aranhas domésticas estão presentes em grande parte das residências no Brasil. Elas se adaptam bem em ambientes úmidos e escuros. Devido a isso, dentro de casa, é comum encontrá-las na cozinha ou no banheiro.

Comportamento que apresentam

O comportamento das aranhas domésticas é sinantrópico. Esse termo tem ligação com a prática de comensalismo na ecologia. Trata-se de uma relação entre membros de duas espécies diferentes que vivem em um mesmo ambiente, onde um se beneficia sem gerar prejuízo ao outro. No caso, as aranhas domésticas são capazes de se desenvolverem segundo as condições criadas por humanos. Quando estabelece-se essa associação, a aranha em questão passa a ser chamada comensal.

Diferentes tamanhos

As aranhas domésticas possuem tamanhos diferentes. O comprimento estrutural das fêmeas tem em torno de 9mm, sem contar as pernas que podem ser de 5 a 6 vezes maiores que o corpo. Os machos são um pouco menores. A diferenciação pode ser feita em função de os machos apresentarem pedipalpos mais grossos.

Forma de reprodução

A reprodução das aranhas domésticas que pertencem à espécie Pholcus phalangioides ocorre no período de junho a setembro. Os machos têm preferência por acasalar com as fêmeas maiores. Após serem fertilizadas, colocam ovos e os protegem. Já os pedipalpos, finos e alongados, lhes auxiliam a fazer o transporte desses quando necessário.

Até conquistarem a maturidade sexual, os jovens sofrem cerca de 5 a 6 mudas de pele. Estima-se que o tempo de vida seja de aproximadamente 3 anos.

Sensação de ameaça

Quando sentem-se ameaçadas, o estado de defesa é ativado. Por isso, balançam a teia para impedir que sejam identificadas. Em último caso, saem em fuga.

As Pholcus phalangioides são inofensivas devido à sua picada indolor e veneno inativo. No entanto, outras espécies de aranhas podem causar danos à saúde humana. Para isso, o serviço de dedetização rj da Insect Bye é a melhor opção. Com ele, você consegue manter sua casa longe de problemas que podem ser causados por visitantes indesejados, sejam eles aranhas, ratos, baratas, formigas e outros. Faça seu orçamento, torne-se nosso cliente e veja você mesmo as vantagens.

Comparti-lhe

Artigos recentes

Saiba como identificar um escorpião marrom-claro!

Você não sabe reconhecer um escorpião marrom-claro? Confira algumas dicas nesse artigo!

% dias atrás

Você sabe qual o período mais ativo do pernilongo da dengue em um dia?

Precisando conhecer melhor o inimigo? Confira os maiores hábitos do pernilongo da dengue nesse artigo!

% dias atrás

O que são tatuzinhos e como expulsar eles da sua casa?

Você sabe quem são aqueles insetinhos em forma de bola que surgem por aí? Entenda…

% dias atrás

Como fugir do estresse provocado por ataques de moscas em casa?

Querendo fugir de ataques de moscas na sua casa? Confira os truques que a Insect…

% dias atrás

Entenda já o que fazer em caso de picada de marimbondo amarelo!

Sofreu a picada de marimbondo amarelo recentemente? Confira o artigo e saiba o que fazer…

% dias atrás

A Insect Bye conta quantos filhotes um escorpião pode ter!

Aracnídeos: você sabe quantos filhotes um escorpião pode ter? No artigo, esclarecemos e damos dicas…

% dias atrás