Conheça nosso Blog
Como acabar com as lesmas
Publicado em 01 de junho de 2018

Como acabar com as lesmas

Quem aprecia a natureza e gosta de levá-la para casa, provavelmente já teve que lidar com o grande terror dos jardineiros: lesmas. As pragas em seu jardim atacam as plantas e ainda contribuem para o aparecimento de diversas doenças. Mas não se preocupe, separamos algumas dicas essenciais e você poderá escolher a forma mais conveniente de como acabar com as lesmas que atormentam o quintal.

As lesmas e caracóis são moluscos que prejudicam, principalmente, a produção de hortaliças e plantas ornamentais, mas o comportamento dessas pragas é instintivo, logo, previsível. Se as lesmas estão aparecendo, é porque estão sendo atraídas. Antes de quaisquer métodos preventivos que te mostrarão como acabar com as lesmas, limpe seu quintal e retire os objetos que podem protegê-las do sol forte do Rio de Janeiro (madeiras, garrafas, tijolos, etc.). Feito isso, atente-se aos métodos simples que separamos.

Como acabar com as lesmas

1 – Cultive plantas que são repelentes naturais

O ditado popular “Quem com ferro fere, com ferro será ferido” também funciona na hora de proteger suas plantas das pragas. Opte por plantas que são repelentes naturais para envolverem as demais. Sálvia, alecrim, erva doce, salsinha, gengibre, alho e tomilho são exemplos de plantas imunes às lesmas.

Lembre-se que é importante manter o quintal sempre limpo; elimine materiais orgânicos que depositem nutrientes na decomposição, dos quais as lesmas se alimentam.

2 – Sal e cerveja

como acabar com as lesmas: sal e cerveja

Um dos métodos clássicos de como acabar com as lesmas é polvilhar sal nas superfícies diferentes de terra, já que eles sugarão a umidade. Mas qualquer erro na utilização deste método pode matar as plantas e prejudicar o solo intensamente, por isso é indicado que o sal seja utilizado ao redor dos vasos de plantas em varandas e longe de possibilidades de contato com a água, que poderiam levá-lo facilmente para dentro do solo, inferiorizando a qualidade da terra.

Já a cerveja pode ser uma boa opção, tendo em vista que as lesmas e caracóis gostam muito da bebida. Enterre um recipiente cheio até a metade de cerveja, deixando só a borda externa ao solo. A substituição deve ser feita a cada poucos dias e, caso não funcione como o esperado, experimente ferver mel e levedura com um pouco de água (até ficar grudento) e colocar no lugar da cerveja.

3 – Borra de café, cascas de ovos e serragem

 

Existem formas fáceis, práticas e baratas de como acabar com as lesmas e caracóis, e algumas delas estão na utilização do que sobrou durante suas atividades caseiras; borra de café, quando colocada ao redor das plantas, protege, enriquece o solo e pode matar as lesmas menores – afastando as maiores; as casas de ovos e de carvalho, também ao redor, servirão de bloqueio para os moluscos porque irritam e desidratam a pele deles e a serragem de madeiras sem tratamentos químicos também desidrata o corpo das lesmas e faz com que elas evitem determinadas áreas.

4 – Procure por um profissional

Todas as dicas anteriores te fornecerão bons resultados em como acabar com as lesmas que infernizam seu jardim, mas você também precisará contar com uma empresa de dedetização, que entende perfeitamente os seus problemas. Com a Insect Bye é possível ter o controle de pragas no seu quintal. Somos uma dedetizadora  que protege casas no RJ há mais de 20 anos. Ficou interessado em saber mais sobre os nossos serviços de dedetização, descupinização e outros? Entre em contato conosco!

Links úteis:
dedetização Rio de Janeiro

CategoriasPosts RecentesTags