Conheça nosso Blog
formiga carpinteira
Publicado em 26 de março de 2019

Formiga carpinteira: entenda tudo sobre a espécie

Como já vimos em um artigo anterior, há diversos tipos de formigas domésticas que infestam residências e apartamentos. Elas são consideradas pragas urbanas, já que causam danos a alimentos, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. Uma das espécies mais comuns é a formiga carpinteira, inseto encontrado facilmente em estruturas de madeira. A Insect Bye preparou este artigo para te ajudar a identificar a formiga carpinteira. Separamos as principais informações sobre ela e a melhor forma de eliminá-la. Confira, a seguir.

Saiba tudo sobre a formiga carpinteira

Identificação

identificação da formiga carpinteira

A formiga carpinteira, também conhecida como sarará, possui uma coloração que varia entre o amarelo claro e o preto. Ela apresenta um nó na cintura e um círculo de pelos na extremidade do gáster. Essa espécie é facilmente identificável, já que as formigas são relativamente grandes, medindo, em média, de 3 a 17 milímetros. Entre suas características marcantes, destacam-se os hábitos noturnos e a movimentação bem rápida.

Colônia

Trata-se de uma espécie polimórfica, ou seja, possui tamanhos muito distintos entre as formigas que a compõem. A colônia pode ser tanto monogínicas (uma rainha) como poligínicas (várias rainhas), podendo chegar a milhares de indivíduos. Sua casta é dividida em: rainha, trabalhadoras, soldados e machos alados. A reprodução da formiga carpinteira ocorre pelo voo nupcial.

Habitat

habitat da formiga carpinteira

A formiga carpinteira recebe esse nome por construir seu ninho em estruturas de madeira, causando a deterioração do material. Cascas de árvore, troncos, frestas no piso, armários de madeira, aparelhos eletrônicos e batentes de portas são seus lugares preferidos. Ela pode se desenvolver em locais extremamente limpos. Além disso, tem preferência por ambientes úmidos no momento de estabelecer sua nova colônia.

Alimentação

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a formiga carpinteira não se alimenta de madeira. Ela apenas cava um buraco na superfície para fabricar seu ninho. Sua alimentação é composta por ovos, carnes, fungos, insetos e seiva doce de plantas. Substâncias açucaradas, néctar, mel, frutas e sucos também são apreciados.

Ataque

A formiga carpinteira não possui ferrão, porém expele ácido fórmico. Inclusive, pode picar quando se sente ameaçada. Portanto, tome cuidado ao avistar essa espécie em casa. Verifique espaços embaixo de móveis e rachaduras na parede para confirmar a infestação desses insetos e mantenha-se longe!

Prejuízos

Como fazem seus ninhos em madeira, as formigas carpinteiras destroem mobílias, portas, livros, aparelhos elétricos e outros móveis. Batentes de janelas, assoalhos e pequenas aberturas em superfícies devem ser observadas. Caso sejam avistadas em ambientes internos, muito provavelmente estão procurando por comida. Portanto, vede bem os potes de alimentos e de açúcar para evitar sua infestação.

Dedetização

dedetização de formiga carpinteira

A formiga carpinteira é extremamente difícil de ser controlada. Sprays, iscas e outros artifícios caseiros não funcionam na sua exterminação, pois fragmentam o ninho e tornam o processo mais demorado. Nesse caso, o ideal é optar por um serviço de dedetização profissional, prestado por uma empresa especializada no extermínio de formigas.

Para isso, conte com a Insect Bye! Somos uma dedetizadora no RJ especializada no extermínio de todos os tipos de pragas urbanas. Oferecemos soluções para desratização, descupinização e limpeza de caixa d’água. Entre em contato conosco e livre das formigas agora mesmo!

CategoriasPosts RecentesTags