Cachorro feliz rolando na grama representa a importância da dedetização de carrapatos
Publicado em 23 de junho de 2021

Entenda a importância da dedetização de carrapatos para o seu pet

Se você é amante de animais e possui um em casa, provavelmente já se deparou com um carrapato em seu bichinho de estimação. Esses parasitas causam incômodo e desconforto, além de trazerem doenças. Para evitar a infestação e proliferação dessas pragas, é importante prevenir o seu animal e o local onde ele vive. Saiba mais sobre a importância da dedetização de carrapatos para seu pet.

Como os cachorros pegam carrapatos?

Os carrapatos são pequenos parasitas que habitam ambientes secos, úmidos e gramas altas, onde podem se prender num hospedeiro. Normalmente, a infestação em cachorros ocorre em passeios (ruas, praças, parques) ou, até mesmo, dentro de casa, trazidos por vizinhos ou pelo próprio dono.

Como identificar se o cachorro está com carrapato?

Essa pode se tornar uma tarefa mais difícil do que parece devido à preferência dos parasitas por locais mais escondidos. Eles geralmente se camuflam entre os dedos, orelhas e no rabo.

Uma vez identificado o carrapato, não se deve retirá-lo com suas próprias mãos para não machucar seu animal e causar infecções futuras. Deve-se consultar um profissional, fazer uso dos remédios corretos e removê-los manualmente com um objeto sem ponta, garantindo a total remoção do parasita.

Vale lembrar que os remédios caseiros não funcionam. É importante seguir os passos descritos acima para não prejudicar seu pet causando complicações e nem contribuir para a proliferação dos parasitas.

Doenças transmitidas pelo carrapato

Além da coceira intensa e o incômodo, os carrapatos podem transmitir doenças mais sérias para os bichinhos e, também, para os humanos. A doença do carrapato agride as células de defesa e órgãos do animal, debilitando-o e podendo levá-lo à morte. Os humanos podem contrair Doença de Lyme, Febre Maculosa e Babesiose. Por isso, é importante sempre ficar de olho no seu pet e saber a importância da dedetização de carrapatos.

A importância da dedetização de carrapatos

Independentemente da estação de maior proliferação dos carrapatos, é interessante manter uma revisão periódica no animal para identificar possíveis infestações. Pode-se, também, fazer o uso de coleiras que repelem as pragas e contar com a eficácia dos remédios, que é alta e se estende por meses.

Junto a essas medidas de prevenção do animal, é preciso também prevenir e controlar o ambiente. Dessa forma, a importância da dedetização de carrapatos se faz essencial para que não haja proliferação.

A forma de dedetização de carrapatos mais utilizada é a pulverização, que atinge todos os ciclos de vida do carrapato. É importante manter o animal longe do local dedetizado para que não haja contaminação.

Livre-se dos carrapatos!

Ficou preocupado com a presença de parasitas em seu animal? Conte com a Insect Bye para dedetizar seu ambiente contra carrapatos. Saiba mais sobre como prevenir a doença do carrapato.

Entre em contato e venha conhecer nosso serviço de dedetização. Utilizamos os melhores procedimentos para a eliminação de pragas e espécies invasoras.

Gostou deste artigo? Tem mais no nosso blog! Confira: