Conheça nosso Blog
Aedes aegypti e pernilongo
Publicado em 25 de fevereiro de 2019

Aedes aegypti e pernilongo: quais as diferenças entre eles?

O assunto é mais frequente no verão, mas doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela preocupam durante todo o ano. Apesar de 2019 ter começado com uma queda nos casos de dengue e zika, de acordo com a Agência Brasil a chikungunya ainda é preocupante. Como o mosquito transmissor de tais doenças é o Aedes aegypti, é importante entendermos as diferenças entre o Aedes aegypti e pernilongo, visando sempre a nossa proteção e da nossa família. Saiba mais, a seguir.

O que diferencia Aedes aegypti e pernilongo?

Aedes aegypti

entendendo as diferenças entre Aedes aegypti e pernilongo

Além de ser transmissor de doenças bastante preocupantes, as diferenças entre o Aedes aegypti e pernilongo são bem evidentes. O aedes apresenta hábitos diurnos, mesmo podendo picar à noite. Sua coloração é escura com listras brancas, como se ele tivesse sido polvilhado por talco.

Seu criadouro é em água parada, mas que apresente pouca matéria orgânica. Ou seja, ele não gosta de procriar em ambientes muito sujos. O tamanho dos mosquitos pode variar entre 4mm e 6mm. Além disso, deposita seus ovos individualmente, ou seja, em vários locais diferentes. Também é característica do aedes voar abaixo de 1,2 metros, Por isso, costuma picar mais pernas e joelhos. Um fato curioso é que sua picada é indolor.

Pernilongo comum

o que diferencia Aedes aegypti e pernilongo

Quando pensamos nas diferenças entre Aedes aegypti e pernilongo, podemos pensar apenas na transmissão de doenças. Mas tem muito mais coisa: o primo próximo do Aedes, do gênero Culex, é diferente em cor, comportamento, tamanho, entre outros aspectos.

O pernilongo comum tem hábitos noturnos, voa alto e é responsável pelo zunido que incomoda muitas pessoas durante o sono. Portanto, se você acordar com um mosquito zunindo no seu ouvido, fique ciente que ele não é o aedes.

Mais uma diferença entre o Aedes aegypti e pernilongo é a coloração. O Culex tem uma cor amarronzada, bem diferente do transmissor da dengue. Seus criadouros são em locais sujos e com bastante matéria orgânica e as fêmeas depositam seus ovos juntos, em formato de jangada. Além disso, é um pouco maior que o aedes, podendo chegar a 10mm e sua picada é dolorosa.

Como se proteger?

Caso você esteja tendo problemas com o aparecimento de Aedes aegypti e pernilongo comum na sua casa, não se preocupe. Nós podemos te ajudar! A Insect Bye realiza a dedetização de mosquitos, eliminando as fêmeas. Usamos armadilhas para atraí-las, pois só elas são responsáveis pelas picadas, não importa em qual espécie de mosquito. Elas ficam presas em uma placa adesiva e morrem antes de depositarem seus ovos. Além disso, também realizamos dedetização de moscas, descupinização, traças de parede, desratização e muito mais! Entre em contato e solicite já o seu serviço.

CategoriasPosts RecentesTags