exemplo de uma colônia de cupins na porta e no teto na casa
Publicado em 05 de outubro de 2021

Identificou uma colônia de cupins na porta? Veja o que fazer!

Você estava limpando a casa e notou umas bolinhas claras ou escuras bem próximas ao batente da porta? Saiba que seu lar está abrigando não apenas a sua família, mas também uma colônia de cupins! Então, você pode estar se perguntando: e agora, o que eu faço? Primeiro, mantenha a calma! Dá para eliminar os cupins na porta e restaurar sua peça como se estivesse nova. Leia este artigo da Insect Bye e saiba como agir nesta situação!

Por que os cupins invadem portas e objetos de madeira?

buracos feitos por cupins na porta de madeira

A infestação de cupins em áreas urbanas é muito comum. Por já estarem adaptados e disseminados nas grandes cidades é quase impossível evitar que um deles visite a sua casa.

Em primeiro lugar, sabemos que é muito difícil eliminar uma colônia de cupins depois que ela se instalou. Essas pragas criam galerias dentro da madeira que são quase imperceptíveis a olho nu. Desse modo, nunca sabemos exatamente onde eles estão, dificultando ainda mais o processo de exterminação.

Quando os cupins chegam à nossa casa, uma das primeiras coisas que eles se deparam é com a porta. Como a maioria delas é parcialmente oca e feita com madeira mole, acaba se tornando um atrativo muito grande para o inseto. Afinal, os cupins comem madeira — na verdade, eles se alimentam da celulose, material encontrado na madeira e seus derivados. Dependendo da espécie, eles não apenas comem a madeira, como alojam seu ninho e toda a colônia ali. É o caso do cupim de madeira seca.

O que fazer quando identificamos cupins na porta?

Substitua a porta danificada

Se você quer que o seu prejuízo seja menor, substitua imediatamente a porta antes que a infestação tome conta do restante da sua casa. Afinal, os cupins logo ficarão adultos e poderão fazer a revoada em busca de outros pontos para se instalarem e criarem novas colônias. Dessa forma, continuarão atacando tudo o que for feito de madeira, até que não reste nada.

Busque pontos de entrada na porta nova

Decidiu exterminar os cupins na porta jogando a peça antiga no lixo? Pois bem, agora a dica de ouro é cuidar da porta nova para que os cupins não cheguem até ela. Para isso, faça o seguinte: antes da porta receber o acabamento final (tinta ou verniz), procure por pontos de abertura que possam servir de entrada para o inseto.

O cupim nunca entra na madeira perfurando a superfície. Ele busca furos já existentes e só depois se instala. Então, o segredo é eliminar essas aberturas! Dessa forma, a probabilidade de ocorrer uma colonização é bastante reduzida.

Uma boa dica é tapar os buracos e pequenos orifícios da porta, decorrentes do processo de fabricação. Para isso, use massa para madeira ou pó de madeira misturado com cola branca. Depois de seco, lixe e dê o acabamento com tinta ou verniz. Esta etapa é muito importante, pois cria mais dificuldade para o inseto.

Recorra à descupinização profissional

A melhor forma de eliminar cupins na porta e evitar os prejuízos que eles causam é por meio da dedetização. O serviço de descupinização identifica os sinais da infestação, realiza um estudo do ambiente e utiliza métodos próprios para combate de cada espécie de cupim. Esta atividade é realizada por profissionais qualificados na área, equipados com produtos e maquinários específicos. Em poucas horas, sua casa estará livre de cupins!

Conte com a Insect Bye!

Buscando descupinização no RJ? Fale com a Insect Bye! Somos uma dedetizadora especializada no extermínio de pragas urbanas diversas, incluindo todos os tipos de cupins. Atuamos com uma equipe pronta para o serviço em qualquer lugar da cidade do Rio de Janeiro. Garantimos qualidade, segurança e rapidez! Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Este artigo foi útil? Continue lendo sobre o assunto em nosso blog! Lá, já falamos sobre cupim de solo, como acabar com cupim de luz, danos causados pelos cupins de lâmpada e muito mais!