Conheça nosso Blog
dedetização ou desinsetização
Publicado em 15 de setembro de 2018

Dedetização ou desinsetização: qual o termo correto?

O mercado de controle de pragas é bem amplo. Dentro dele, existem diversos serviços: descupinização, desratização, dedetização, desinsetização, etc. Cada um é indicado para um tipo específico de animal, como ratos, cupins, entre outros. Mas, um dos casos que mais intrigam as pessoas é a semelhança entre dois processos que dizem respeito à eliminação de insetos. Afinal, o termo correto para esse serviço é dedetização ou desinsetização? Veja a resposta, a seguir.

Dedetização ou desinsetização: diferença entre eles

Em primeiro lugar, é válido ressaltar que ambos os termos estão corretos. Eles são nomenclaturas diferentes para o mesmo objetivo: eliminação de insetos. No entanto, existem diferenças quanto à função de cada um deles. Enquanto a dedetização é um termo mais antigo e genérico, a desinsetização compreende diversos métodos destinados a cada tipo de infestação. Entenda mais sobre as expressões, a seguir.

Dedetização

diferença entre dedetização ou desinsetização

O termo “dedetização” se deve ao uso do DDT (sigla para Dicloro-Difenil-Tricloroetano), o primeiro inseticida moderno. O produto foi desenvolvido em 1874 e começou a ficar conhecido após a Segunda Guerra Mundial, pois virou a solução doméstica para todos os tipos de praga. Inclusive, era amplamente utilizado para eliminar insetos que transmitiam doenças como a malária.

Hoje em dia, o produto químico DDT não é mais utilizado no Brasil devido ao prejuízo que ele causa ao meio ambiente e às pessoas que o aplicam. No lugar dele, foram implementados vários métodos de combate às pragas rasteiras e voadoras, como baratas, formigas, escorpiões, traças, entre outros.

Desinsetização

o que é desinsetização

O termo “desinsetização” surgiu como uma alternativa de desvinculação da prática de eliminar insetos do antigo pesticida (DDT). O processo consiste no ato de controlar ou afastar os insetos, sejam eles rasteiros ou voadores. Com o surgimento de novas técnicas de eliminação de pequenos animais indesejáveis, foi possível minimizar a utilização de produtos químicos agressivos ao meio ambiente e à população.

Dentro do contexto da desinsetização existem outros termos próprios para cada tipo de infestação. Por exemplo, a desratização para controle de roedores, a descupinização para controle de cupins, entre outros. Em cada serviço, utiliza-se um produto específico na concentração necessária para aquele tipo de atividade.

Controle de pragas

Um dos métodos mais eficientes no duelo entre dedetização ou desinsetização é o Controle Integrado de Pragas (CIP). A técnica compreende ações preventivas para evitar a infestação de determinada praga utilizando menos pesticidas. O principal objetivo é reduzir o uso de produtos químicos prejudiciais à saúde das pessoas e minimizar os riscos de envenenamento.

Quando contratar uma empresa de controle de pragas?

É indicado realizar a dedetização ou desinsetização nas residências a cada 3 meses. Em comércios, bares, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos o tempo deve ser menor, por conta do ciclo de vida útil do produto. Esse período varia de acordo com a ação de limpeza realizada no local, surgimento de umidade, incidência de sol e chuva, entre outros fatores.

Conheça a Insect Bye, a melhor dedetizadora do RJ!

Profissionais

O profissional de controle de pragas da Insect Bye possui experiência de campo necessária para realizar dedetização ou desinsetização da forma correta. Um especialista da área sabe qual produto deve ser utilizado para cada situação, a concentração, a quantidade, local da aplicação, intervalo entre as aplicações, etc.

Produtos

A Insect Bye se preocupa com o bem-estar e a saúde dos clientes em primeiro lugar. Por isso, utiliza produtos e equipamentos de ponta durante seus serviços em residências, condomínios e estabelecimentos. Em geral, os pesticidas podem ser encontrados em diferentes formulações: aerossol, isca, líquido, pó, gel, granulado, etc. A escolha do inseticida adequado depende das características do local, da infestação e da praga a ser combatida.

Programa de Proteção Bayer

A Insect Bye é uma das poucas dedetizadoras no Rio de Janeiro que possuem a certificação do Programa de Proteção Bayer. A iniciativa consiste em uma parceria entre empresas controladoras de pragas e a instituição Bayer Saúde Ambiental.

O selo da instituição atesta a excelência do serviço de manejo integrado de pragas da Insect Bye perante tantas outras empresas semelhantes no mercado. O diferencial da nossa organização é a garantia e a segurança do uso de produtos utilizados para combate às pragas urbanas.

Serviços

A Insect Bye enquanto empresa de dedetização no RJ oferece uma gama de serviços especializados na luta contra a infestação de pragas urbanas. Acesse os links e conheça mais sobre cada um dos nossos serviços:

CategoriasPosts RecentesTags