Conheça nosso Blog
Prejuízos gerados pelas formigas.
Publicado em 03 de novembro de 2014

Principais prejuízos causados por formigas

As pequeninas formigas parecem bem inofensivas à primeira vista, mas elas podem causar prejuízos muito maiores do que estragar um pote de açúcar. Isso porque, a rota das formigas em busca de alimento inclui os destinos mais excêntricos, como fezes, feridas, escarros, lixeiras, esgotos e animais mortos. Ao passar por estes lugares, elas carregam consigo, em suas patas, os mais diferentes tipos de micro-organismos nocivos, principalmente bactérias, fungos e vírus. Por isso, as formigas são veículos de inúmeros agentes causadores de doenças. E como possuem uma alta capacidade de proliferação e, geralmente, passam despercebidas, esses insetos podem se transformar em um verdadeiro perigo para a saúde.

Estudos comprovam que as formigas se contaminam com fungos e os distribuem por onde passam – até dentro do ninho. Os fungos podem causar alergias, principalmente respiratórias, e micoses (simples ou fatais). Além dos fungos, formigas podem atuar como vetores de bactérias perigosas, que transmitem aos seres humanos sérias infecções. Consumir alimentos que tiveram contato com formigas, por exemplo, é muito arriscado. Além de intoxicações alimentares, vômito e diarreia, esse hábito pode causar doenças como tuberculose (devido ao fato da formiga se alimentar de escarro) e até lepra (já que elas andam em ferimentos de outros animais).

Outro problema é a picada das formigas, que é comumente associada a reações alérgicas graves, como a crise anafilática. Isso ocorre como resultado da sensibilização (formação de anticorpos) para componentes do veneno destes insetos. Os sintomas mais comuns após a picada, para quem não é alérgico, são vermelhidão, inchaço, dor e coceira no local, que desaparecem após algumas horas, mas que podem causar grande desconforto. Para os alérgicos, a reação local por picada de formiga pode induzir ainda à formação de bolha no local da picada e ser mais duradoura.

Além dos riscos à saúde, formigas podem causar verdadeiros prejuízos materiais. Isso porque, algumas espécies instalam-se em aparelhos domésticos eletrônicos – pois eles apresentam temperatura adequada para sobrevida e procriação – e liberam uma substância ácida, que deteriora os aparelhos com o tempo.

Combate às formigas

A proliferação das formigas ocorre quando há disponibilidade de alimentos e abrigo. Portanto, é preciso manter a higiene e a organização do local, evitando deixar lixo aberto, restos de alimentos e resíduos pela casa. Outra ação importante é checar e vedar possíveis frestas em pisos, azulejos, rodapés, entre outros locais que podem servir de ninho para as formigas.

Entretanto, um erro comum no combate a esta praga é o uso de inseticida em spray. Apenas 15% das formigas que formam a colônia ficam fora do ninho e, portanto, o spray só irá atingir esse percentual; as outras formigas, ao perceberem a presença de produtos contra elas, irão se dividir e formar novos formigueiros. Ou seja, o inseticida em spray espalha ainda mais a colônia!

A solução mais eficaz para eliminar definitivamente essa praga é a contratação de uma dedetizadora, pois, assim, exterminam-se as colônias já existentes e evita que novas infestações surjam. Para uma dedetização de formigas de qualidade no RJ, chame a Insect Bye.

Links úteis:

dedetização rj;

descupinização rj;

limpeza de caixa d’água.

 

CategoriasPosts RecentesTags