Dedetização de Formigas – Sistema Triplo Ataque

Programa Proteção BayerDedetização de formigas no Rio de Janeiro é com a Insect Bye! Atuamos no processo de controle e combate de formigas com as mais modernas técnicas e produtos disponíveis no mercado. A dedetização de formigas que a Insect Bye oferece é realizada por uma equipe qualificada, que visa garantir sempre os melhores resultados e segurança para os clientes. A dedetização de formigas oferecida pela Insect Bye possui o Sistema Triplo Ataque - tratamento com gel, iscagem e pulverização (base de pó e líquido), que proporciona maior eficiência e eficácia. O tratamento é feito sem que precise sair de casa, pois o produto não tem cheiro e é antialérgico, não prejudicando, assim, o ambiente domiciliar.  

Biologia da Formiga

As formigas pertencem à ordem Hymenoptera e estão distribuídas em mais de 3.000 espécies encontradas em quase todos os ambientes. Seu ciclo de desenvolvimento é completado dentro de aproximadamente 6 semanas a 2 meses ou mais, dependendo da espécie e fatores ambientais, como temperaturas médias, umidade e disponibilidade de alimentos. São insetos sociais e vivem em colônias grandes, compostas por muitos indivíduos: um ou mais reprodutor (rainha e masculinas), trabalhadores, soldados, cuidadeiras e em estágios juvenis (ovos, larvas e pupas). Adultos reprodutores (rainhas e machos) de muitas espécies de formigas são alados (possuem dois pares de asas). As antenas são de especial importância para as formigas, pois são órgãos utilizados para o paladar e tato e, além disso, é através dela que se comunicam e trocam informações com indivíduos da mesma ou de diferentes colônias. Algumas espécies constroem seus ninhos no solo, madeira ou troncos ocos e até mesmo dentro de construções do homem (perto de fontes de umidade, tais como tubulações de água, pias e potes). Praticamente não há nenhum alimento que não é consumido por alguma espécie de formiga. Elas não propagam uma doença específica, mas podem transmitir vários microorganismos provocadores de doenças ao arrastar os pés e corpo para o interior das casas, contaminando alimentos e várias superfícies.

Principais espécies de formiga:

  • Formiga Cortadora (atta spp.): medem aproximadamente entre 1 e 3 polegadas e são marrons; na parte dorsal do tórax existem três pares de espinhas. Hábitos: aninham em solo úmido ou argila; formam montes na entrada dos túneis interligados para formigueiros longos; vivem no exterior e nunca dentro das casas, mas podem ser vistas no interior de residências apenas quando estão caçando. Alimentação: cortam as folhas das árvores e em seguida as mastigam, para colocar as plantas em jardins subterrâneos para alimentar fungos, que são utilizados como alimento.
  • Formiga Carpinteira (camponotus spp): mede entre 0,6 e 1,9 cm; são cinza escuro ou pretas; trabalhadoras, são caracterizadas por suas grandes mandíbulas. Hábitos: cavam enormes galerias em madeira e geralmente preferem madeira úmida ou podre; podem ser encontradas fora ou dentro de casas. Reprodução: a rainha vive cerca de 25 anos e consegue gerar uma colônia de aproximadamente 3.000 membros (o tempo de maturação de ovos é de 2 meses); os trabalhadores podem viver mais de 7 anos. Alimentos: comem uma grande variedade de animais e plantas; alimentam-se de insetos vivos ou mortos e têm uma predileção por coisas doces; ao contrário do que se pensa, não se alimentam de madeira.
 

Prevenção e combate: dedetização de formigas

Mantenha a casa sempre limpa, não deixe restos de alimentos fora do lixo. Evite deixar alimentos fora da geladeira ou sem a devida armazenação. Caso possua animais de estimação, não deixe que a vasilha de comida permaneça por muito tempo com a alimentação deixada pelo animal. Faça dedetização periodicamente, mas lembre-se sempre, para uma dedetização de formigas de verdade, chame a Insect Bye.